O Hospital Regional já tem data para a abertura de uma nova especialidade. A partir desta quarta-feira (27), os serviços de neurologia e neurocirurgia começam a funcionar na instituição em Santa Maria. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (26). O evento contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, e da secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann.
– Ao longo dessa jornada como governador, temos momentos reconfortantes e esse é um desses. Coisa boa conseguir sair do Piratini para fazer essa entrada em Santa Maria – diz Ranolfo Vieira Jr em discurso.
Contrato
O contrato para o serviço, que será de média complexidade, prevê a oferta de 240 consultas e 40 cirurgias por mês. Atualmente, 6.098 pessoas aguardam na lista de espera no Estado. Deste quantitativo, 3.879 são em neurologia adulta, 1.784 neurologia pediátrica e 435 em neurocirurgia adulto. Conforme o Estado, o valor do contrato para neurologia e neurocirurgia é cerca de R$ 150 mil por mês, recursos oriundos dos cofres públicos.
O compromisso de melhorar o atendimento à população é enfatizado pelo diretor administrativo do Regional, Geison Farias:
– Ainda temos uma grande demanda via Gerint e ambulatórios dos municípios da região, então, com essas 40 cirurgias e 240 consultas por mês, pretendemos não zerar, mas melhorar a questão fila de atendimentos na região dos 33 municípios dos quais fazemos parte e somos referência.
Segundo a secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, 20 pessoas devem ser atendidas no primeiro dia. A gestão dos serviços será feita pelo Centro Avançado de Neurologia e Neurocirurgia. Durante a coletiva, também foi assinado pela secretária e o atual presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado (Cosems), Guilherme Ribas, um pedido ao Ministério da Saúde para que o serviço seja ofertado em alta complexidade futuramente.
– A alta complexidade depende do Ministério da Saúde. E nós já fizemos solicitação, porque o financiamento da área hospitalar é teto federal. Então, precisamos desta formalidade para que venham recursos do governo para custear essa área. Além disso, está na nossa programação também a área de cardiologia, que é a última etapa das três áreas que pretendemos ter. Média complexidade já temos e alta teremos no futuro – afirma Arita, destacando que para o aumento de atribuições dos serviços será necessário adquirir equipamentos necessários e adaptar fisicamente algumas áreas do hospital, gestionado pelo Instituto de Cardiologia.
Leia mais
Entre avanços e promessas, Hospital Regional de Santa Maria completa quatro anosHospital Regional de Santa Maria realiza 1ª cirurgia na especialidade de traumato-ortopedia
Em quatro anos de funcionamento, o Hospital Regional de Santa Maria conta com:
Ambulatório de atenção especializada em doenças crônicas, ambulatório cardiologia e ambulatório cirúrgico.
Bloco cirúrgico com capacidade para mais 55 cirurgias ao mês e seis salas cirúrgicas equipadas.
80 leitos, sendo 40 clínicos, 20 cirúrgicos e 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Especialidade de média complexidade em traumato-ortopedia com oferta de 280 consultas e 40 cirurgias por mês.
Arianne Lima – [email protected]