Na noite de domingo (14), a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) determinou a suspensão das atividades acadêmicas presenciais e remotas em todos os seus campi no período de 15 a 19 de setembro. A medida abrange as unidades localizadas em Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar. De acordo com o documento, a decisão foi motivada pelo “recente contexto de perdas” que afetou profundamente a comunidade acadêmica. Em 2025, foram quatro casos de suicídio entre alunos.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A suspensão temporária vai proporcionar um momento de escuta, acolhimento e cuidado coletivo com alunos e servidores. Durante o período, serão realizadas atividades de construção coletiva voltadas ao fortalecimento de vínculos e promoção do cuidado comunitário. A universidade informa que o serviço de psicologia da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da Furg estará disponível para atender e orientar os estudantes. Já os servidores da instituição poderão contar com o suporte da equipe de psicologia da Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep).
A Furg também ressaltou que as atividades acadêmicas serão reprogramadas e não irão comprometer o calendário acadêmico vigente. As atividades administrativas, por sua vez, permanecem inalteradas e seguirão normalmente durante o período de suspensão das aulas.
A íntegra da Portaria Normativa nº 124 pode ser acessada no site da FURG.
Leia também: