O desrespeito às regras de estacionamento representa a maior parte das principais infrações de trânsito cometidas em Santa Maria no primeiro semestre de 2025, quando emitidas pelos agentes. Um levantamento com dados oficiais da prefeitura, obtido pelo Diário, mostra que estacionar em desacordo com a sinalização foi a multa mais aplicada, com 2.484 notificações de janeiro a junho.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em segundo lugar no ranking, aparecem as infrações por parar ou estacionar em local proibido, que somaram 762 registros no mesmo período. Juntas, as cinco infrações mais comuns listadas somam 4.102 multas.
As 5 infrações mais comuns no semestre:
- Estacionar em desacordo com a sinalização: Com 2.484 multas, esta foi a infração mais comum.
- Parar ou estacionar em local proibido: A segunda posição, com 762 registros, também está ligada ao estacionamento. A infração ocorre quando o motorista para ou estaciona em locais onde placas de sinalização proíbem expressamente a ação.
- Não utilizar o cinto de segurança: A falta do uso do cinto de segurança por motorista ou passageiro gerou 353 multas no primeiro semestre, sendo a terceira infração mais registrada na lista.
- Manusear o telefone celular: A distração causada pelo uso do celular ao volante resultou em 335 notificações.
- Veículo não licenciado: Conduzir um veículo que não está devidamente licenciado foi a quinta infração mais comum do levantamento, com 154 registros de janeiro a junho.