data-filename="retriever" style="width: 100%;">
style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Servidores e extensionistas da UFSM participam da arrecadação de doces e chocolates
O drive-thru da Páscoa Solidária da Universidade Federal de Santa Maria arrecadou 75 quilos de doces e chocolates nesta quinta-feira. Além das guloseimas, alimentos não-perecíveis e materiais de higiene e limpeza também foram arrecadados. A ação que é uma iniciativa da UFSM a partir do Observatório de Direitos Humanos, tem como objetivo tentar reduzir os impactos sociais que a quarentena está trazendo principalmente para a população mais vulnerável.
Com a arrecadação dos doces e chocolates, a organização irá confeccionar cerca de 250 kits de Páscoa que serão distribuídos no sábado à tarde. Os kits serão entregues as crianças que são atendidas por projetos e ações que fazem parte do Observatório de Direitos Humanos da UFSM, incluindo os filhos de mães moradoras da Casa do Estudante da universidade. Cerca de nove servidores e extensionistas da UFSM participam na ação.
Varejo registra queda de 49,5% durante isolamento social no RS
style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">
De acordo com o pró-reitor de extensão da universidade, Flavi Ferreira Lisboa Filho, as doações foram além do que a organização estava esperando. Diversas pessoas estiveram no arco de entrada da UFSM e também na antiga Reitoria onde estavam localizados os pontos de arrecadação.
- Foi muito positiva a participação de todas as pessoas. Nós estamos muito felizes com o resultado desse trabalho - conta o pró-reitor de extensão.
Além das doações recebidas pelo drive-thru, no sábado de manhã duas pessoas estarão recolhendo mais donativos, diretamente na casa dos doadores que contataram o grupo.
Programa 'Troco Amigo Covid-19' beneficia a Casa de Saúde com R$ 15 mil
Os alimentos e materiais de higiene e limpeza, que também foram arrecadados, serão encaminhados ao banco de alimentos do município para a confecção de cestas básicas que estão sendo doadas para família em situação de vulnerabilidade.
Segundo o chefe do Observatório de Direitos Humanos da UFSM, Victor De Carli Lopes, a intenção é que a Páscoa Solidária seja uma ação de continuidade, recolhendo diferentes donativos ao longo das próximas semanas, para que todos possam passar pela pandemia em segurança.
- O Observatório de Direitos Humanos ao longo dos últimos anos tem sempre trabalhado para atender as comunidades da periferia e nesse momento nos vimos obrigados a ter uma ação um pouco mais assistencialista para que essas pessoas pudessem ter garantidas suas condições básicas - explica Lopes.