pandemia

Coronavírus: lojas poderão dar férias coletivas para os funcionários a partir desta sexta

18.297

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

Foi assinado na tarde desta sexta-feira um termo aditivo de convenção coletiva de trabalho pelo Sindicato dos Empregados no Comércio e o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Santa Maria. Nele, fica estipulado que as lojas da cidade poderão dar férias coletivas para os seus funcionários a partir desta sexta-feira por conta da pandemia do coronavírus. 

Confira o o que pode abrir a partir deste sábado em Santa Maria

Ainda na noite desta quinta-feira, o prefeito Jorge Pozzobom divulgou um novo decreto municipal com medidas ainda mais restritivas para tentar conter o vírus na cidade. A partir deste sábado, todos os estabelecimentos que são considerados não essenciais não devem abrir as portas por 15 dias.

Por isso, as lojas vão poder decidir se querem dar férias coletivas sem a necessidade do aviso aos funcionários de dois dias antes do início. Quem optar pela medida, deve comunicar o Sindicato do Empregados no Comércio de Santa Maria pelo e-mail [email protected] com a relação dos empregados. Ela vale de 20 de março a 5 de abril. 

Segundo o documento, o pagamento dos dias de férias será efetuado até o quinto dia útil de abril, com o saldo de salários de março. Já o pagamento do 1/3 de férias será pago até a folha de agosto de 2020 ou com a rescisão de contrato.

VÍDEO: Guarda Municipal alerta população para sair das ruas no Centro

As empresas que não concederem as férias coletivas devem pagar integralmente os salários dos funcionários durante o período de afastamento. 

Para o presidente do Sindicato dos Lojistas, Ademir José da Costa, esse é um momento delicado para todos e essa medida pode garantir o salário do fim do mês. 

- Hoje, essa é uma medida que vai ajudar, é mais suave tanto para funcionários como empregados. Mas com o passar dos dias vamos avaliar a situação e, dependendo, teremos que fazer escolhas mais difíceis - avalia Costa. 

Segundo o presidente do Sindicato dos Comerciários, Rogério Reis, é preciso a colaboração de todos: 

- Nesse momento, a população precisa ter consciência para não lotar os supermercados. É preciso ficar em casa. Todo esse esforço é para tentarmos proteger os trabalhadores e a população. Caso o decreto for estendido, já está acertado que vamos procurar alternativas para chegar a um novo acordo - afirma Reis. 

*Colaborou Eduardo Tesch

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Coronavírus: entenda o que pode abrir a partir deste sábado em Santa Maria

Entenda o que pode abrir a partir deste sábado em Santa Maria Próximo

Entenda o que pode abrir a partir deste sábado em Santa Maria

Geral