Foto: Sefas (divulgação)
A UPA 24h de Santa Maria concluiu a substituição completa do telhado. Referência em urgência e emergência no município, a unidade enfrentava há anos problemas estruturais causados por infiltrações e goteiras, que comprometiam o funcionamento dos serviços. O valor do investimento foi de R$ 422 mil.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
– Essa entrega simboliza mais do que a conclusão de uma obra física: trata-se de um investimento direto na saúde, na segurança e na dignidade da população e das equipes que atuam diariamente na UPA – afirma Andressa Pivotto, administradora da unidade.
Com mais de uma década de uso contínuo, o antigo telhado apresentava sérios danos em suas chapas de compensado, agravados pelas chuvas constantes. Mesmo com intervenções paliativas, como a aplicação de hidro asfalto, os problemas persistiam e afetavam diretamente a estrutura e a qualidade do acolhimento. A nova cobertura foi executada pela empresa Metal Forte entre os meses de maio e junho deste ano, com investimento de R$ 422.800,00 por meio de convênio entre a Prefeitura de Santa Maria e a Associação de Assistência à Saúde – SEFAS, que gere a unidade. A reforma foi feita sem a necessidade de interrupção nos atendimentos, mantendo os fluxos organizados mesmo com a movimentação das obras.

Conforme a administradora da unidade, também estão sendo realizados serviços complementares para garantir a durabilidade da nova estrutura, além de manutenções internas nos espaços anteriormente danificados.
"Compromisso com o bem-estar de quem precisa do SUS"
Para a presidente da SEFAS, irmã Liliane Pereira, a obra representa um novo momento para a unidade:
– É um passo a mais no nosso compromisso com o bem-estar de quem precisa do SUS e com a dignidade do trabalho das nossas equipes, essa parceria só reafirma esse compromisso.
Desde sua inauguração em 2012, a UPA 24h de Santa Maria se consolidou como um dos principais serviços da rede pública de saúde. A unidade funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, com atendimentos nas áreas de clínica médica, pediatria e odontologia, acolhendo uma média de 324 pessoas por dia — quase 10 mil por mês.
A entrega oficial da obra aconteceu no início de julho, com a presença de representantes da SEFAS, da administração da UPA, da empresa executora e das secretarias municipais envolvidas.
Estrutura da UPA 24h
- Cerca de 10 mil atendimentos mensais
- 12 leitos de observação adulta
- 5 leitos pediátricos
- 4 leitos de emergência
- 2 de isolamento
- Consultórios médicos e odontológicos
- A equipe conta com 120 colaboradores, além de 150 médicos e odontólogos
*com informações da assessoria de imprensa
Leia também:
- Onda de furtos de fios elétricos gera prejuízo e insegurança em Santa Maria; poder público promete ação contra receptadores
- De Brumadinho até as enchentes no RS: relembre as operações mais marcantes do cão Guapo
- UFSM concederá transporte urbano gratuito para estudantes com Benefício Socioeconômico ativo; confira como solicitar