A Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) deflagrou na manhã desta quarta-feira uma operação de revista no Presídio Regional de Santa Maria. Os agentes apreenderam porções de drogas, estoques (facas artesanais), celulares e baterias de telefones. Cinco apenados foram transferidos da casa prisional.
A revista foi realizada em uma das galerias com o objetivo de garantir a ordem, a disciplina e fazer a busca de materiais ilícitos dentro da casa prisional. Conforme a nota da Susepe, a operação faz parte de um conjunto de ações que vêm sendo realizadas em todo o sistema penitenciário, visando diminuir os indicadores de criminalidade apontados pelo programa RS Seguro, desenvolvido pelo Governo do Estado.
Após o trabalho de investigação de agentes da agência regional de inteligência penitenciária, os policiais penais do Grupo de Intervenção Regional (Gir) fizeram a revista nas celas, onde apreenderam os objetos. A ação foi fruto de um trabalho integrado e de troca de informações com as demais forças de segurança, como a Brigada Militar e a Polícia Civil.
A operação contou com a participação de 64 agentes, entre eles do canil da Susepe e teve apoio do Corpo de Bombeiros de Santa Maria. Uma ocorrência das apreensões foi registrada na Polícia Civil. A quantidade do material apreendido e as casas prisionais para onde os presos foram transferidos não foram divulgadas.