Em comemoração aos 20 anos de trabalhos prestados à comunidade de Santa Maria, a Casa de Memória Edmundo Cardoso (CMEC) está realizando várias ações e eventos culturais. Dentro das comemorações, um dos eventos foi a reativação do Clube de Cinema de Santa Maria, uma das várias iniciativas culturais de Edmundo Cardoso. Na terça-feira, 27, a Casa de Memória se une ao Theatro Treze de Maio para uma nova sessão do Clube, com a exibição de três curtas-metragens de grandes comediantes do cinema mudo, no Theatro, a partir das 19h30min.Os curtas exibidos serão “Rua da Paz”, de 1917, dirigido e estrelado por Charles Chaplin, que narra a história de um vagabundo convertido por uma missionária e torna-se policial, tomando conta da Rua da Paz, onde existe um bandido que começa a expulsar todos os policiais; “A Cabra”, de 1921, dirigido por Buster Keaton, que narra uma série de desventuras quando uma fotografia leva Buster a ser confundido com um assassino. O terceiro filme é “Pelas Tristes Ondas do Mar”, de 1917, onde Harold Lloyd, conhecido como “O Terceiro Gênio” da comédia, comparado a Chaplin e Buster Keaton interpreta um salva-vidas de ocasião, entrando em várias aventuras a fim de conquistar as garotas que frequentavam a praia.
Leia também:
Tarde cultural com a primeira edição do Coreto SonoroJoão Bosco celebra 50 anos de carreira com muita música no Recanto MaestroShow da Banda Milho Verde nas janelas do Theatro Treze de Maio reúne dezenas de pessoasConcerto Pampeano: Centro de Convenções da UFSM recebe Analise Severo, Tuny Brum e Fernando Ávila amanhã3ª edição do Bateraço reúne mais de 100 bateristas no Shopping Praça Nova
A Casa de Memória Edmundo Cardoso (CMEC) fica localizada na Rua Pinheiro Machado, 2712, Centro. (Foto: Renan Mattos)
Conforme relatam Gilda Cardoso e Therezinha Santos, atuais proprietárias e cordenadoras da CMEC, a ideia de reativar o Clube de Cinema surgiu do entusiasmo da equipe da Casa de Memória, principalmente dos formandos do curso de História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Matheus Fonseca Meller e Gabriel Dal Forno Leite.– A possibilidade da exibição de filmes que estão há muito tempo fora do circuito comercial, permite que o público aprecie e mergulhe no passado da arte cinematográfica, entenda como era feita e discuta sobre os temas apresentados, daí sua importância – conta Dona Gilda Cardoso.
MEMÓRIAS
Da esq. p/ dir: Clara Curti, presidente da Associação dos Amigos da Casa de Memória, Therezinha de Jesus Pires Santos e Gilda May Cardoso dos Santos, coordenadoras da instituição. (Foto: Renan Mattos)
De acordo com Gilda Cardoso e Therezinha Santos, o primeiro Clube de Cinema de Santa Maria foi fundado por Edmundo Cardoso e outros amantes do cinema em 1951. Durante os 10 anos de funcionamento, o cineclube buscou promover projeções de filmes, que incluíam o chamado cinema arte (o qual usualmente não aparecia na programação do circuito comercial), desenvolver debates e estudos sobre o tema. Na época, o Clube funcionou onde hoje fica o Theatro Treze de Maio, na época Centro Cultural Santa-Mariense, situado na parte superior do prédio do Theatro.Hoje a Casa de Memória, instituição privada mantida pela família de Edmundo, de tipologia mista, um pouco museu-casa, um pouco memorial, é um importante centro de pesquisa, frequentada principalmente por universitários e pesquisadores da cidade, como também de outras regiões. Estes se utilizam do acervo reunido por Edmundo Cardoso, que engloba uma parcela significativa de documentos relativos à memória e à história de Santa Maria, que datam especialmente da segunda metade do século XIX e da primeira metade do século XX.
Agende-se:
O que – Clube de Cinema de Santa MariaOnde – Theatro Treze de Maio, na Praça Saldanha MarinhoQuando – terça-feira, dia 27, às 19h30Quanto – De graça
Leia todas as notícias