Mesmo com o tempo frio, sem sol e com vento, centenas de fiéis foram às ruas de Santa Maria na manhã desta sexta-feira (15) para acompanhar a carreata em homenagem a Nossa Senhora Medianeira. O evento marcou a celebração do primeiro feriado municipal dedicado à coroação da Rainha do Povo Gaúcho. Ao longo de todo o percurso de 17 quilômetros, moradores saíram de suas casas para saudar a passagem da imagem, com acenos, orações e até mesmo se ajoelhando nas calçadas.
A carreata, que contou com a participação de mais de 80 veículos, segundo a organização, partiu da Basílica da Medianeira por volta das 11h15min. O título de Rainha do Povo Gaúcho foi concedido pela Santa Sé em maio de 2024, em um reconhecimento à proteção dada ao Rio Grande do Sul durante os eventos climáticos extremos que atingiram o Estado.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Ainda nesta sexta-feira (15), uma missa, às 18h, deve dar continuidade à programação contando também com a presença do vice-governador do Estado, Gabriel Souza.
Um percurso pela cidade
A imagem percorreu importantes vias da cidade, passando por bairros como Medianeira, Dores, Patronato, Bonfim e Centro, antes de concluir seu trajeto. O percurso incluiu avenidas de grande fluxo como a Medianeira, Nossa Senhora das Dores, Walter Jobim, Presidente Vargas e Rio Branco.
Para garantir a fluidez e a segurança do evento, equipes da Superintendência de Trânsito, da Guarda Municipal e da Brigada Militar foram mobilizadas, realizando bloqueios momentâneos nas ruas durante a passagem dos veículos.
Bênção final na Catedral
A carreata foi finalizada logo após o meio-dia, em frente à Catedral Metropolitana Nossa Senhora Imaculada Conceição, no coração da cidade. No local, os veículos que acompanharam o trajeto foram abençoados com água benta, em um ato que encerrou as celebrações da manhã.