Foto: Rian Lacerda (Diário)
Centenas de fiéis lotaram o Santuário Basílica da Medianeira na manhã desta sexta-feira (15) para missa em celebração ao primeiro aniversário de Nossa Senhora Medianeira como Rainha do Povo Gaúcho. Antes mesmo do início da cerimônia religiosa, o ambiente já era de profunda devoção, com dezenas de pessoas rezando o terço em preparação para o momento solene.
O movimento de carros foi intenso desde cedo, lotando o estacionamento da Basílica e as ruas ao redor. Às 10h, quando a missa começou, todos os mais de 300 lugares do Santuário estavam ocupados, e muitos fiéis acompanhavam a cerimônia de pé. Crianças, jovens e idosos se uniam em oração, muitos se aproximando para tocar a imagem da Medianeira, em um sinal da força da fé que marcou o feriado.
Para o reitor da Basílica, padre Cristiano Quatrin, o momento é de renovação.
– Esse momento que estamos celebrando, o primeiro ano da coroação, é celebrar um caminho de esperança que foi trilhado desde o anúncio do papa Francisco. Preparamos esse momento, que é a festa da coroação, para renovar a esperança e a fé do nosso povo – explicou o padre.
A fé que une gerações
A fé que encheu a Basílica se manifestava em histórias pessoais de gratidão e devoção. Abel Oliveira Silva, prestes a completar 80 anos e há 55 participando da romaria, resumiu seu sentimento.
– Em primeiro lugar, a Medianeira, em segundo lugar a minha esposa. Ela adoeceu, mas a Medianeira cuidou dela direitinho com a Covid. Então, eu digo assim: fé em Deus é o melhor remédio que tem – afirmou Abel.
Para Marizete Ana Daniel, 65 anos, a celebração é um ato de gratidão após um período difícil para o Estado, referindo-se aos eventos climáticos de 2024.
– Depois de tantas tragédias que o Rio Grande sofreu, celebrar hoje foi maravilhoso. O sentimento foi de gratidão, de alegria, por essa mãe que nos acolhe – celebrou Marizete.
A programação em homenagem à Rainha do Povo Gaúcho continua ao longo do dia. Uma nova missa solene está marcada para as 18h e a expectativa é de um público ainda maior, com a presença confirmada do vice-governador do Estado, Gabriel Souza, e de prefeitos de cidades da região