26º FestMirim e 18º JuvENART movimentaram a cultura gaúcha nos últimos finais de semana em Santa Maria e região

Mirella Joels

26º FestMirim e 18º JuvENART movimentaram a cultura gaúcha nos últimos finais de semana em Santa Maria e região
Foto: Estampa da Tradição

Durante o período de pandemia e isolamento social, os concursos tradicionalistas pararam assim como tantos outros eventos. O FestMirim e o JuvENART voltaram recentemente, em julho, para movimentar a cultura tradicionalista no Coração do Rio Grande. 

O FestMirim realizou a 26ª edição nos dias 22 a 24 de julho, no Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Piá do Sul, em Santa Maria, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria, Câmara de Vereadores, MTG e 13ª RT. O evento é voltado para a categoria Mirim e possui modalidades como Gaita Tecla, Gaita Botão, Violão, Declamação, Chula, Intérprete Solista Vocal, Danças Gaúchas de Salão, Danças Tradicionais, entre outras. A coordenadora do CPF Piá do Sul explica que essa edição marcou o retorno do concurso:– O FestMirim é um evento anual, que acontece normalmente no antepenúltimo final de semana de julho, e a última edição aconteceu em 2019, depois não ocorreu mais devido a pandemia – comenta a coordenadora Francine Sacchis.

Foto: Estampa da Tradição

O CPF Piá do Sul, o único Centro participante de Santa Maria, levou o prêmio na modalidade Danças Tradicionais Iniciantes. Confira os vencedores de todas as categorias na aba Resultados XXVI FestMirim (2022) no link.

Leia também

Cassiano Cavalheiro: produtora local confirma show de Henrique e Juliano em Santa MariaNova categoria e nova faixa etária marcam o retorno do 18º JuvenartMúsica e tradicionalismo no encerramento do Carrossel Cultural

O JuvENART realizou a 18ª edição no final de semana dos dias 29 a 31, no Centro Esportivo Educacional Antonio Meneghetti, localizado no Recanto Maestro. Ao todo, 49 entidades participaram do concurso Juvenil. A categoria Júnior foi criada este ano e as categorias individuais, como Chula e Dança de Salão, voltaram a fazer parte do cronograma do evento. Segundo Arion Pilla, idealizador e coordenador do evento desde 2002, o retorno do concurso representa um recomeço:– É um recomeço para nós, mas é um recomeço para todos, em todas as áreas. E na arte em particular porque foi uma das partes da comunidade que mais sentiu. Os nossos artistas, dançarinos e os profissionais que trabalham com isso sentiram bastante os dois anos de pandemia. O evento está reconstruído e temos a expectativa que se consolide – relata Arion.

Foto: Nathália Schneider

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jaqueline Silveira: Beto Albuquerque desiste de concorrer e PSB indica novo candidato ao Piratini Anterior

Jaqueline Silveira: Beto Albuquerque desiste de concorrer e PSB indica novo candidato ao Piratini

Senado vai avaliar criação do Estatuto da População em Situação de Rua Próximo

Senado vai avaliar criação do Estatuto da População em Situação de Rua

Geral