2022 registra alta nos homicídios e nas tentativas de assassinato em Santa Maria

Maurício Barbosa

2022 registra alta nos homicídios e nas tentativas de assassinato em Santa Maria
Disputa entre facções que atuam no tráfico de drogas seria a causa da maioria das 27 mortes nos quatro primeiros meses do ano, um crescimento de 68,7% em relação a 2021. Foto: Maurício Barbosa (Bei)

Santa Maria caminha a passos largos para superar dois tristes recordes. Os órgãos de segurança pública registram quase diariamente crimes contra a vida. De 1º de janeiro até 30 de abril, aconteceram 27 assassinatos, 68,7% a mais do que no mesmo período que no ano passado, quando houve 16.

O número de pessoas mortas no município neste ano poderia ser ainda maior se as 72 tentativas de homicídio tivessem se concretizado. Se seguir no ritmo atual, com média de 6,7 homicídios por mês, Santa Maria corre o risco de fechar 2022 com recorde de 81 assassinatos. Se ações não forem tomadas para frear a violência, o município poderá superar 2017, quando a cidade alcançou o maior número de assassinatos na história: 72.

A alta dos índices de crimes contra a vida é reconhecida pela Brigada Militar (BM). O  tenente-coronel Paulo Antônio Flores de Oliveira, comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), assegura que medidas estão sendo tomadas e ações de prevenção são realizadas durante o policiamento nas ruas todos os dias. O tráfico de drogas é o pano de fundo para tamanha escalada de violência.

– Realmente, houve um aumento de homicídios. Principalmente por causa da guerra de facções. Há alguns membros de facções que foram soltos recentemente do sistema carcerário e estão em guerra por domínio de território ou rixas envolvendo o tráfico de drogas – admite.

O comandante assegura que a Brigada trabalha para tentar coibir os crimes. Uma das ações é a operação Santa Maria Segura, que tem foco nas regiões norte, leste e oeste da cidade. A prevenção é fundamental nesse trabalho. Policiais são colocados nos locais onde eles estão acontecendo os crimes. 

Ainda conforme o comandante, quase 100% dos assassinatos e das tentativas têm relação com o tráfico de drogas e desavenças do mundo do crime.

– A grande maioria das vítimas tem passagens pelo sistema carcerário. Na semana passada, uma tentativa de homicídio na frente do Presídio Regional de Santa Maria foi registrada. Nós identificamos os carros e os suspeitos envolvidos e conseguimos prender alguns deles. Levantamos todos os locais em que estão acontecendo os crimes e reforçando o policiamento nesses locais – informa o tenente-coronel Paulo Antônio. 

O 2º Batalhão de Polícia de Choque (2º BP Choque) e a Polícia Civil trabalham em conjunto para coibir os crimes.

INVESTIGAÇÃOEmbora o número de crimes siga aumentando, o índice de inquéritos elucidados também segue uma alta constante. Conforme a Polícia Civil, até o momento, há nove suspeitos presos e cinco adolescentes apreendidos por envolvimento nos assassinatos. Outros suspeitos seguem sendo investigados.

homicídiosatéabril22Infogram

Tentativas de homicídio dobram em 2022 e chegam a 72 casos

Além do aumento de 68,7% de assassinatos, Santa Maria também registra 100% de elevação nas tentativas de homicídio nos quatro primeiros meses do ano, em comparativo com 2021. Enquanto em 2022, houve 72 casos, no ano passado, foram 36 tentativas.

Os assassinatos e as tentativas são investigadas pela Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP). O titular, delegado Gabriel Zanella, também reforça sobre os antecedentes dos envolvidos no mundo do crime e a relação com a disputa pelo tráfico de drogas

– O significativo aumento dos homicídios consumados e tentados em Santa Maria no primeiro quadrimestre de 2022 tem relação direta com o acirramento das disputas entre facções criminosas atuantes no tráfico de drogas. Nesse contexto, a maioria das vítimas e dos autores têm graves antecedentes policiais e passagens pelo sistema prisional – informa Zanella.

Autor confesso do feminicídio de Luanne Garcez é considerado inimputável

O delegado ressalta, ainda, que a Polícia Civil trabalha de forma intensa para elucidar a autoria desses crimes.

– Destacamos o atendimento a todos os homicídios consumados, com início imediato das investigações por meio de uma equipe de policiais civis que está sempre de sobreaviso. Além disso, estamos representando e cumprido diversas prisões cautelares de adultos e apreensões de adolescentes autores de homicídios consumados e tentados. Entendemos que investigações qualificadas no combate ao crime organizado, especialmente quando acarretam a descapitalização patrimonial, são fundamentais na prevenção e repressão aos homicídios – diz.

Zanella destaca que qualquer informação útil às investigações policiais, mesmo anônima,  pode ser repassada aos telefones da Polícia Civil. Os números da Delegacia de Homicídios são (55) 3222-9478 e (55) 98423-6181 (somente WhatsApp). Há o telefone 197, que atende 24 horas por dia.

Em um mês, BM prende 185 pessoas

Para tentar combater a criminalidade no município, a Brigada Militar deflagrou, na última sexta-feira, mais uma edição da Operação Santa Maria Segura. A exemplo das ações anteriores, realizadas em setembro de 2021 e janeiro deste ano, os policiais militares saíram às ruas para cumprir mandados de prisão e para fiscalizar veículos e pessoas. O helicóptero da BM participou da fiscalização no primeiro dia.

Na última terça-feira, a corporação divulgou um balanço dos números da operação, que contemplam todo o mês de abril. Ao todo, foram registradas 1.712 ocorrências, com 3,9 mil pessoas abordadas para verificação de documentos. No mês, a BM realizou 185 prisões e 177 apreensões. Também foram recolhidas 20 armas de fogo irregulares.

Maurício Barbosa, [email protected]

Leia mais notícias sobre Segurança e Polícia

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Nova cúpula da Polícia Civil tem ligação com Santa Maria

Dilsinho e Felipe Araújo falam com o Diário sobre show nesta sexta Próximo

Dilsinho e Felipe Araújo falam com o Diário sobre show nesta sexta

Geral