Foto: Divulgação (PRF)
O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, informou nesta quarta-feira que foi autorizado a abrir concurso para as polícias Federal e Rodoviária Federal com 500 vagas para cada corporação. A promessa é que os concursos sejam realizados ainda em 2018. O ministro informou, ainda, que o orçamento da pasta será de R$ 2,7 bilhões. Após reunião com o Ministério do Planejamento, ficou decidido que não haverá contingenciamento das verbas do órgão.
8 concursos com inscrições abertas no Estado
Na PF, Jungmann anunciou que o número de agentes em fronteiras será dobrado. Segundo o ministro, o combate à corrupção e ao crime organizado será considerada ação prioritária da pasta. Questionado sobre a operação Lava-Jato, afirmou que ela terá "todo o apoio em todas as suas necessidades".
Na PRF, será fortalecido o programa Alerta Brasil, que funciona com videomonitoramento. Até o fim do ano, a promessa é que os postos cheguem a 330. No Rio de Janeiro, o intento é multiplicar por seis os postos atuais.
Governo abre 100 vagas em concurso para delegado da Polícia Civil no Estado
Jungmann anunciou que vai marcar um encontro dos ministros de Segurança de todos os países da América do Sul para discutir a situação das fronteiras, e defendeu que uma autoridade do continente coordene a discussão do tema.
O ministro divulgou também ontem a sua equipe. O general Carlos Alberto Santos Cruz acumulará a Secretaria-Executiva e a Secretaria Nacional de Segurança Pública; o diplomata Alessandro Candeas será o chefe de gabinete; o delegado Rogério Galloro será o diretor da PF; Renato Borges Dias fica na direção da Polícia Rodoviária Federal, e Carlos Felipe de Alencastro, como diretor do Departamento Penitenciário Nacional.