Foto: Renata Medina, Inter-SM
Inter-SM terá, mais uma vez, a oportunidade de conquistar o acesso na Baixada

O Estádio Presidente Vargas, a tradicional Baixada, tem sido um verdadeiro trunfo para o Inter-SM na caminhada rumo ao retorno à elite do futebol gaúcho. Com uma campanha impecável diante de sua torcida, o Alvirrubro está invicto em casa na Divisão de Acesso 2025: foram oito jogos, com sete vitórias e apenas um empate.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Agora, o clube terá justamente no seu campo o jogo mais importante da temporada. No dia 17 de agosto, em Santa Maria, decide a vaga na final e o tão sonhado acesso à primeira divisão estadual, diante do Veranópolis.
Caso alcance a grande final, dependerá do resultado da outra semifinal para saber onde será o jogo da volta. Para erguer a taça de campeão em casa, o Inter-SM precisaria passar pelo Veranópolis e torcer para que o Novo Hamburgo seja o vencedor do duelo contra o Aimoré. Isso porque se o Indio Capilé sair vitorioso do confronto, a decisão será em São Leopoldo.
Relembre, abaixo, o retrospecto do Alvirrubro na Baixada na atual campanha:
Inter-SM 2 x 0 Lajeadense – Estreia com autoridade

Na estreia da competição, no dia 17 de maio, o Inter-SM deu um verdadeiro presente de aniversário para Santa Maria: uma vitória segura por 2 a 0 sobre o Lajeadense, em um dia de sol e arquibancadas cheias. Desde os primeiros minutos, o Alvirrubro mostrou superioridade, com boas trocas de passes e criação ofensiva constante. Ainda na primeira etapa, Tairone, em escanteio cobrado por Laion, abriu o placar de cabeça. Pouco depois, Mateus Santana também de cabeça, ampliou.
O time de Bruno Coutinho não deu chances para o adversário. Mesmo após abrir dois gols de vantagem, a equipe manteve o controle da partida e administrou bem o resultado. A defesa se mostrou segura, e o meio-campo apresentou bom volume de jogo, garantindo um início de campanha promissor em casa.
Inter-SM 3 x 1 Esportivo – A base brilha

Com atuação consistente, o Inter-SM venceu o Esportivo por 3 a 1 e manteve os 100% de aproveitamento em casa. Gabriel Morbeck abriu o placar ainda no primeiro tempo, aproveitando bom cruzamento e cabeceando com precisão. No segundo tempo, depois de Júlio Simas ampliar, o destaque ficou por conta de um atleta formado nas categorias de base do clube: Ruan Nunes, 17 anos, precisou de apenas dois minutos para marcar o seu gol, em sua estreia no elenco profissional.
O Esportivo chegou a descontar com Wallisson, poucos minutos antes do gol de Ruan, mas o time santa-mariense não sofreu mais do que isso.
Inter-SM 1 x 1 Glória – O único tropeço
Na terceira partida como mandante, o Inter-SM conheceu seu único "revés" em casa: um empate em 1 a 1 com o Glória, em noite fria no Presidente Vargas. O time de Vacaria saiu na frente com gol de Zizu, após falha defensiva do Alvirrubro. Mesmo com dificuldades, a equipe de Santa Maria criou chances, como uma bola na trave de Kevin e um gol perdido por Vitor Júnior nos acréscimos.
O empate veio no segundo tempo, com Gabriel Morbeck aproveitando escanteio cobrado por Vitor Júnior. A partir dali, o Inter-SM dominou as ações, mas não conseguiu virar. Apesar do empate, a equipe manteve a invencibilidade e a força diante da torcida.
Inter-SM 2 x 1 Gaúcho – O poder de reação

Após sair perdendo para o Gaúcho com gol de Zé Pedro, o Inter-SM mostrou poder de reação e virou o jogo em apenas seis minutos do segundo tempo. Primeiro, David Batista, de cabeça, empatou. Pouco depois, Mateus Santana também de cabeça colocou o Alvirrubro na frente.
A partida foi marcada por um primeiro tempo apático do Inter-SM e uma segunda etapa de alto nível. Com a virada, o time santa-mariense garantiu mais três pontos em casa e se consolidou entre os primeiros colocados.
Inter-SM 1 x 0 Santa Cruz – Resposta com raça
Após perder a invencibilidade fora de casa, contra o líder Aimoré, o Inter-SM respondeu diante da torcida. Com atuação firme, venceu o Santa Cruz por 1 a 0 com gol de Leylon, em partida equilibrada. A equipe buscou o resultado desde o início e acertou a trave duas vezes na etapa inicial.
Na segunda etapa, com mais espaços, o Inter-SM manteve o controle e chegou ao gol após jogada trabalhada pela esquerda. Leylon finalizou com categoria e garantiu a vitória que recolocou o time nos trilhos.
Inter-SM 1 x 0 Novo Hamburgo – Gol no apagar das luzes

Em um dos jogos mais difíceis da campanha, o Inter-SM superou o Novo Hamburgo com gol nos acréscimos. Em jogo de poucas oportunidades, David Batista aproveitou cruzamento de Morbeck para cabecear para o fundo das redes aos 48 minutos do segundo tempo e garantir uma das vitórias mais importantes do campeonato para a equipe.
O jogo foi marcado por muito equilíbrio e nervosismo. As duas equipes erraram bastante, mas o Inter-SM soube aproveitar a última chance para sair com a vitória.
Inter-SM 1 x 0 União-FW – A estrela do craque
Com grande atuação de Jarro Pedroso, o Inter-SM terminou suas aparições na Baixada na fase classificatória com mais uma vitória. O camisa 11 marcou o gol da vitória aos 29 minutos do primeiro tempo e foi o jogador mais perigoso em campo, criando diversas oportunidades.
Mesmo com uma leve pressão do União-FW na segunda etapa, o Inter-SM mostrou firmeza defensiva e segurou o resultado. O time ainda teve gol anulado e reclamou de um possível pênalti em Jarro, não marcados pela arbitragem da partida. No fim, a vitória simples garantiu mais três pontos em casa.
Inter-SM 2 x 0 Bagé – Classificação com autoridade

No jogo mais importante da temporada até aqui, o Inter-SM confirmou sua força em casa e venceu o Bagé por 2 a 0 nas quartas de final. Depois do empate sem gols na primeira partida em Bagé, o Alvirrubro não precisou de muito tempo para abrir o placar na Baixada. O primeiro gol saiu com menos de um minuto, com Wilson Júnior completando cruzamento pela esquerda. Na segunda etapa, Mateus Santana ampliou com um belo chute de fora da área, após grande contra-ataque de Jarro e Laion, outros dois grandes nomes da partida.
Com um jogador a mais no segundo tempo, aproveitou os espaços e garantiu a classificação para as semifinais, fase em que decidirá o acesso, diante do Veranópolis, em dois jogos.
A primeira batalha será fora de casa, no Antônio David Farina, no domingo (10), às 15h. No fim de semana seguinte, a decisão pela vaga na elite gaúcha será no Estádio Presidente Vargas, em Santa Maria, no dia 17 de julho, às 15h.
Em números: o retrospecto na Baixada
- 8 jogos
- 7 vitórias
- 1 empate
- Nenhuma derrota
- 13 gols marcados
- 3 gols sofridos
- 91,66% de aproveitamento