Foto: Marcelo Oliveira (Diário/Arquivo)
Impasse pode prejudicar o andamento da competição de veteranos
Não está descartada a hipótese de paralisação da 41ª Copa Afuvesma/Nilso Fighera, tradicional competição de futebol de veteranos de Santa Maria.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
O campeonato é disputado nas categorias 35, 40, 45, 50, 55, 60, 65 e 70 anos. O problema diz respeito ao pagamento da arbitragem. A verba destinada aos árbitros e assistentes que trabalham nos jogos está em atraso, o que ocasiona tal indisposição.
– Se não tivermos um posicionamento concreto quanto ao pagamento, sim, tem a possibilidade de paralisação. Aguardamos uma definição. Estamos por receber jogos que apitamos no último mês de julho ainda. Sabemos dos trâmites burocráticos para a liberação de verbas públicas, mas está difícil sustentar está situação. Há casos de árbitros que estão pedindo pra não serem escalados nas partidas dos veteranos porque não sabem, se, e, quando vão receber – declara Adriano Wolf, presidente da Associação Santamariense de Árbitros de Futebol (Asaf).
O presidente da Associação de Futebol de Veteranos de Santa Maria (Afuvesma), Mauro Machado, afirma estar ciente do problema que está ocorrendo.
– A arbitragem tem toda a razão. Mas é bom deixar claro que a Afuvesma não tem culpa nisso, já que é um dinheiro público, que neste ano está demorando para vir. Em função das enchentes, foram colocadas outras prioridades na destinação do dinheiro e ficamos por último para receber. Acredito que até dezembro chegue o valor. Esperamos que o campeonato não seja paralisado, pois, se isso ocorrer, a situação pode ficar até pior – opina Machado.
Uma reunião que pode ser realizada até a noite desta quinta-feira (7) deve apresentar alguma novidade ou criar um alternativa para que o imbróglio seja resolvido.
No próximo sábado (9), está prevista mais uma rodada da 41ª Copa Afuvesma/Nilso Fighera, que movimenta atletas não só de Santa Maria, mas também de toda a Região.