
Foto: Beto Albert
Com 700 participantes, corridas saíram e chegaram na Rua Pinto Bandeira

A manhã deste domingo (13) foi de corrida de rua para cerca de 700 participantes que concluíram os percursos da segunda edição da Rústica AnaSkin, em Santa Maria. Com saídas e chegadas em frente à Pista de Atletismo da Brigada Militar, o evento contou com distâncias de três, cinco e 10 quilômetros, além da corrida kids, dedicada à criançada.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Entre os primeiros colocados dos percursos de 5km e 10km, apenas um não esteve no top cinco da primeira edição. Trata-se de Rodrigo Vieira, 41 anos, professor, que venceu a corrida de 5km masculina. Na mesma quilometragem, na categoria feminina, Charlene Garcia Lanes foi a grande campeã. Em 2024, a assistente social de 36 anos já havia vencido a corrida de 3km da Rústica AnaSkin. Nos 10km, Rodrigo Franco, 41 anos, terminou em primeiro lugar, mais uma vez. Na primeira edição, o almoxarife venceu o percurso de 6km. Nos 10km feminino, a vitoriosa da vez foi Angelita Braga, 42 anos, agente de portaria, que havia terminado em terceiro lugar no ano passado.
Para os atletas vencedores, a Rústica AnaSkin também serviu como um preparatório para provas mais longas. Os tempos e colocações por categoria poderão ser acessados em breve, no site rusticaanaskin.com.br e no Instagram @anaskinclinic e @italoribeiropersonal
Estrutura e cobertura completa
Apesar do céu encoberto por nuvens, o início da manhã do domingo contou com tempo firme, ideal para a prática dos participantes, que já marcavam presença no local do evento antes mesmo das 6h. Por lá, os corredores e pessoas que foram prestigiar a rústica encontraram uma estrutura completa, com ativação dos patrocinadores, praça de alimentação, brinquedos e atrações musicais. Desde cedo, quem comandava o "motivacional" antes da prova era Ítalo Ribeiro, educador físico e co-organizador do evento, ao lado da médica Ana Cláudia Gomes Cabeço.
A primeira bateria de corredores saiu às 7h, para percorrer os 5km de ida e volta entre a Rua Pinto Bandeira, Avenida Dores e Avenida Medianeira, até a esquina com a Rua General Osório, por duas vezes, totalizando 10km. Os participantes da corrida de 5km largaram logo em seguida, às 7h05. Cinco minutos depois, foi a vez da caminhada de 3km.
Assim como na primeira edição, o Grupo Diário esteve presente para cobertura completa do evento, que foi transmitido ao vivo com imagens no Youtube do Diário de Santa Maria e na TV Diário, com apresentação de Pedro Pavan e Arthur Camponogara. O repórter Pablo Iglesias também conversou com os atletas, organizadores e pessoas públicas, como o secretário de Esporte e Lazer do município, Gilvan Ribeiro, e o ex-prefeito Jorge Pozzobom, atual secretário dos Sistemas Penal e Socioeducativo do Estado.

Saldo positivo
Os organizadores avaliaram positivamente o evento. Ana Cláudia relembrou que a expectativa inicial era receber menos atletas, mas que as vagas esgotaram rapidamente:
– Na verdade a gente abriu 500 inscrições e, em menos de 48 horas, já estavam esgotadas. Após algumas reuniões, a gente abriu para mais 200 atletas. E é um prazer proporcionar saúde para a comunidade de Santa Maria e também ver que as empresas estão nos apoiando, porque para pensar em saúde, a gente precisa pensar no esporte – contou a proprietária da clínica AnaSkin.
Já Ítalo aproveitou para afirmar que o evento cumpriu o esperado:
– Para mim, é motivo de gratidão poder receber tantos atletas, tantas famílias, crianças, jovens, adultos, pessoas de mais idade. Um evento que a gente pensou com muito carinho, que preparamos com muito empenho. Nós pensamos nos mínimos detalhes. Eu acredito que estamos entregando o que a gente queria, um evento gourmet, em que a corrida de rua realmente é levada a sério – disse o educador físico.
Confira os vencedores:
Corrida 10km - Masculino
1º - Rodrigo Franco - Go Fit / Hipersul
2º - José Artur Oliveira da Silva - Pro Elite
3º - Diego dos Santos Martins - Ítalo Ribeiro Assessoria
4º - Anderson Souza Carvalho - Sem equipe
5º - Emerson Mateus dos Santos Pereira - Sem equipe

Corrida 10km - Feminino
1ª - Angelita Braga - Tonyone Cabeleireiros
2ª - Virgínia Frizzo - Pro Elite
3ª - Kelli Cristina Weise Cancian - Ítalo Ribeiro Assessoria
4ª - Lisian Diniz Beltrame - Pro Elite
5ª - Elisangela Ferreira da Silva - Ítalo Ribeiro Assessoria

Corrida 5km - Masculino
1º - Rodrigo Padilha Vieira - Go Fit
2º - Fernando Girardon Bruning - Go Fit
3º - Felipe Paim de Souza - Sem equipe
4º - Arthur Nunes Cardoso - IFFAR SVS
5º - Eric Cippolat Martins - Pro Elite

Corrida 5km - Feminino
1ª - Charlene Cardozo Garcia Lanes - Go Fit
2ª - Juliana Belmonte Novais - Pro Elite / UCRSM
3ª - Angelica Nascimento dos Santos - Sem equipe
4ª - Sheila Kocourek - Ítalo Ribeiro Assessoria
5ª - Veronica Sanhudo Pereira - Sem equipe

Confira como foi a transmissão