Novo livro de Daniel Tonetto traz denúncia social em enredo marcado por racismo, injustiça e transformação

Novo livro de Daniel Tonetto traz denúncia social em enredo marcado por racismo, injustiça e transformação

Foto: Divulgação

O mais recente romance do advogado, professor e escritor Daniel Tonetto propõe um mergulho sensível e potente em um dos temas mais urgentes da sociedade brasileira: o racismo estrutural. Em “A cor que nos separa”, o autor apresenta uma narrativa ficcional marcada por histórias de exclusão, resistência e esperança, ambientada no interior do Rio Grande do Sul e atravessada por gerações de personagens que lutam por dignidade e igualdade.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Publicado pela Avec Editora, o livro será lançado na próxima terça-feira (5), na sede da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (Apusm), com sessão de autógrafos das 9h às 20h e sistema drive-thru das 13h às 17h. A ação contará também com uma iniciativa solidária: para cada exemplar vendido no evento, serão doados dois quilos de alimentos não perecíveis.


O livro

Com uma trama que se estende de 1962 a 2062, a história tem como ponto de partida o nascimento de Stéfano Veras. Filho de um tratador de animais e de uma benzedeira, ele se revela um menino prodígio em uma fazenda marcada pela tensão racial e por personagens intensamente humanos — como a professora Suilnira, o Velho Becca e a menina Onira. A narrativa acompanha gerações de uma mesma família e percorre dramas pessoais, conflitos sociais, disputas por justiça e descobertas de afeto, tudo sob o pano de fundo do preconceito racial e da busca por transformação.

O prefácio é assinado pelo jornalista Humberto Trezzi. “‘A cor que nos separa’ é um libelo contra um dos males que aflige a humanidade desde que ela passou a povoar o planeta: o racismo. Neste novo romance, Daniel Tonetto mostra maturidade e aprofunda sua verve literária com um texto que parte da sua aldeia para tocar em feridas universais”, afirma.

Além da carga emocional e social da obra, o livro mantém a característica do autor: uma escrita envolvente, com ritmo de thriller e fortes vínculos com o universo jurídico, fruto de sua experiência em mais de 250 júris como advogado criminalista.

– Lançar um novo livro é sempre uma oportunidade de reencontro: com as histórias que me habitam, com os leitores que me acompanham e com a esperança de que a literatura ainda é capaz de mover sentimentos e transformar realidades – destaca Daniel Tonetto.


Sobre o autor

Advogado criminalista, professor e escritor, Daniel Tonetto tem sua trajetória marcada pela conexão entre a vida real e a literatura. Com mais de 20 anos de atuação nos tribunais e mais de 250 júris de homicídios no currículo, ele transforma a experiência jurídica em narrativas acessíveis, densas e profundamente humanas. 

Membro da Academia Santa-Mariense de Letras, Tonetto também é reconhecido pelo engajamento social e pelo compromisso com causas relevantes, usando a escrita como instrumento de reflexão e transformação. Seus livros, ambientados em diferentes épocas e cenários do Rio Grande do Sul, têm conquistado leitores no Brasil e no exterior, sempre mesclando crítica social, emoção e ritmo envolvente.

Daniel Tonetto, no lançamento de Crime em Família 2, em 2019Foto: Pedro Piegas / Arquivo Diário



Conheça todas as obras de ficção do autor

  • O Inferno é na Terra (2002)
  • Morte, Tráfico e Corrupção (2007)
  • Crime em Família: O crime (2018)
  • Crime em Família: O julgamento (2019)
  • Crime em Família: O veredito (2020)
  • O Madre Tereza (2021)
  • Dois Caminhos (2024)
  • A Cor que nos Separa (2025)


Serviço

  • O quê? Lançamento do livro “A Cor que nos Separa”, de Daniel Tonetto, publicado pela Avec Editora
  • Onde? Sede da Apusm - Avenida Nossa Senhora das Dores, 791, bairro Nossa Senhora das Dores, Santa Maria
  • Quando? 5 de agosto (terça-feira), das 9h às 20h, com drive-thru das 13h às 17h
  • Quanto? R$ 40,00
  • Onde comprar? No lançamento e também nas livrarias Santos, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a partir de agosto. Em breve, estará disponível em livrarias virtuais.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Filme Ainda Estou Aqui é o grande vencedor do Prêmio Grande Otelo, maior reconhecimento do cinema brasileiro Anterior

Filme Ainda Estou Aqui é o grande vencedor do Prêmio Grande Otelo, maior reconhecimento do cinema brasileiro

Calourada: a programação completa, as regras para entrada, o esquema de ônibus e tudo o que você precisa saber Próximo

Calourada: a programação completa, as regras para entrada, o esquema de ônibus e tudo o que você precisa saber

Cultura