Tudo é política!

Tudo é política!
Infelizmente, a maioria das pessoas que conheço e que convivi não se interessa pelo assunto política, seja em um sentido mais amplo, o qual irei contextualizar, seja no sentido de política partidária. Ação ou atividade política faz parte da vida, da experiência humana, envolve a todos, conscientemente ou não.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Política é escolha
Viver é um ato político. Será? Sem dúvida! Política é a capacidade de interação, de diálogo, de escolha e de posicionamento social, pessoal, familiar. Fazer política não é negativo ou positivo, não é um binarismo, não é uma atitude maniqueísta. Fazer política é olhar além do próprio umbigo, é considerar outros olhares, é ver pelo todo, não pelo fragmento. É considerar as diferenças e buscar uma escuta atenta, sensível. Não é tarefa fácil. Estamos na escola da vida.


Eu e os outros

Algumas vezes a atividade política vira politicagem, infelizmente. Quando interesses individuais e/ou que privilegiam certas particularidades se sobrepõem a um bem maior coletivo. Em toda família, relacionamento, escola, cidade, pais há diferentes políticas, de toda a ordem. Mesmo que não seja consciente, “ela” está sempre lá. Onde se defendem ou se atacam animais, onde os idosos são, ou não, respeitados, onde a natureza não importa, onde a saúde das mulheres e a vontade das mulheres sobre seus próprios corpos, a política se faz. Quem sou eu, não fila do pão? Um cidadão, um contribuinte, um sujeito com características e especificidades socias, culturais.


Política não é privilégio 
Confundir privilégio com oportunidade é a bola da vez. Amigos se afastam pela simples manifestação de opinião contrária e defesa de argumentos. Política. Saber ouvir e argumentar deve fazer parte da política, não é competição de quem ganha, isso é infantilidade, é ignorância. Problematizar uma situação ou contexto é fundamental para a ação política. Política exige transparência, jogo limpo, debate e avanço dialógico.


Vida real
Escolher uma profissão, fumar, separar o lixo, respeitar autoridades ou lideranças, dirigir de acordo com a legislação vigente são exemplos de um cotidiano político. Política partidária faz parte da ação política, é um de seus desdobramentos organizados da sociedade humana, civilizada. Assumir posições políticas deve ser uma atitude saudável, e esperada, de acordo com a coerência de cada partido político. Ser político é seguir princípios construídos na coletividade. 


Cada vez mais precisamos de política: organizada, fundamentada, dialogada. Política brasileira de acordo com o povo brasileiro. Somos um povo latino-americano, somos seres históricos, brasileiros/as. Isso é exercer política. Você é uma pessoa política?


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Gustavo Duarte

POR

Gustavo Duarte

Tudo é política! Anterior

Tudo é política!

Saudades Próximo

Saudades

LEIA MAIS
05/06/2024 14:00
05/06/2024 14:00