ovelhas

Santa Margarida do Sul sedia 1ª Festa da Cordeira neste final de semana

da redação


Foto: Jean Pimentel (Arquivo Diário)

Emancipado de São Gabriel há 20 anos, Santa Margarida do Sul está se tornando um polo de ovelhas. O crescimento da atividade motivou a Associação Rural do município e a Emater a promoverem a 1ª Festa da Cordeira nos dias 15 de 16, no Parque de Exposições Olympio Bicca Estrázulas. O evento, que tem apoio de empresas, da prefeitura e do Posto Veterinário Zootécnico (PVZ), pretende movimentar a cidade.

Prefeitura de Caçapava do Sul abre licitação para o Carnaval

A expectativa dos organizadores é reunir um público de duas mil pessoas, entre produtores rurais e visitantes. Por isso, a programação é bem ampla e conta com mostras de animais e de artesanato, feira com produtos da agricultura familiar, palestras e concursos, além de espaço para negociação direta entre produtores. A gastronomia será toda à base de carne ovina, com destaque para um almoço, no sábado, em que o prato principal, obviamente, será o churrasco de ovelha.

No campo das competições, a aposta é a 3ª Final Regional do Concurso de Borregas da Pecuária Familiar, que deverá reunir finalistas de 12 municípios da Fronteira Oeste e da Região Central. Fora o churrasco, que custa R$ 15, a entrada no parque é gratuita. O concurso de borrega (ovelha jovem) terá cerca de 60 animais de sete raças. Já o Concurso de Cordeiro a Cabresto, reunirá de 40 a 50 machos novos. E, para venda, a expectativa é de mais de 200 animais. Além disso, haverá um concurso de esquila (tosa) de animais. O esquilador, consagrado na clássica canção nativista de Telmo de Lima Freitas, hoje, é um profissional em extinção.

4,5 mil alunos da rede municipal de Santiago ganham uniforme escolar

- Santa Margarida está se transformando nesse polo de ovinocultura, tanto na criação como na comercialização, e a Festa da Cordeira vem para aproximar os produtores e incentivar a produção - diz o veterinário Georges Kodayssi, presidente da Associação Rural de Santa Margarida do Sul.

Kodayssi ressalta que Santa Margarida está ampliando sua matriz produtiva na economia primária. Atualmente, as propriedades rurais do município apostam na criação de gado de corte e de ovelha, e nas lavouras de soja e arroz. Uma novidade é a área de fruticultura, com a produção de frutas, como laranja e outras espécies, e de sucos.

Anualmente, entre novembro e dezembro, o município promove a Exposição Feira, que, em 2019, chegará a sua 21ª edição. A principal feira de Santa Margarida oferece de 80 a 100 estandes para exposição de animais e produtos agrícolas, como máquinas e insumos. Os negócios incluem leilões e remates.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Santa Margarida do Sul completa 23 anos nesta quarta-feira

Próximo

Santa Margarida do Sul tem baile do chopp neste final de semana