Pronto Atendimento de Santa Maria não identifica surto de diarreia após enchente

Pronto Atendimento de Santa Maria não identifica surto de diarreia após enchente

Fotos: Beto Albert (Diário)

Poucas cadeiras estavam ocupadas no Pronto Atendimento (PA) de Santa Maria, no Bairro Patronato, na manhã desta quinta-feira (9). Nenhum dos pacientes buscava o local por sintomas relacionados ao consumo de água. A maioria tinha sintomas gripais e exames para confirmação de dengue. Conforme a prefeitura do município, houve um levantamento de casos de diarreia desde o início do ano, e por meio de nota, na quarta-feira, afirma que não há um surto desse sintoma.


Os comentários sobre a transmissão de doenças pela água começaram nos últimos dias, após a grave enchente na Região Central, e ainda circulam pelas redes sociais, gerando dúvidas e questionamentos.


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A coordenação do Pronto Atendimento reforça que, até o momento, não há indícios de um surto. O monitoramento continua, conforme salienta a enfermeira do PA Andressa Machado:  


– Não temos, hoje, dados que digam que estamos em um surto. Nós estamos com atendimento diário com pessoas com diarreia, mas isso não é um aumento significativo em comparação ao que já estávamos atendendo nos outros meses do ano. Estamos até mantendo os mesmos números pós enchente. Óbvio que temos que nos tornar vigilantes com os cuidados específicos, como lavagem de mão, higiene dos alimentos e evitar o contato com água da enchente.


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Consumo 

A autônoma Ana Maria Pereira, 55 anos, procurou o atendimento no PA, na manhã de ontem, mas sem os sintomas de diarreia. Sua rua, na Vila Lídia, foi alagada na semana passada.  Agora, a água vai e volta em suas torneiras. Nesse meio tempo, segue as orientações: ferver e coar a água antes do consumo:  


– Estou sempre tomando todos os cuidados, fervendo a água para beber. Quando chove, juntamos água para usar.  Por enquanto, sem surto de diarreia lá em casa e nos vizinhos. Só a água com um gosto muito ruim, mesmo depois de fervida.


Estou com diarreia. O que fazer?

Se mesmo com todos os cuidados, houver sintomas como a diarreia, os médicos orientam observar os sintomas antes de ir nas unidades de saúde. A médica do Pronto Atendimento municipal Luiza Noal Brondani orienta:

  1. Com diarreia, manter a hidratação. Com isso, vai melhorar espontaneamente
  2. Só vá até uma unidade se tiver vômito, e não conseguir comer. Também, febre persistente, sangue na evacuação e alguma evacuação mais grave
  3. Se não conseguir comer, vá ingerindo aos poucos o que tolera  

Orientações

Nesse momento, a prefeitura orienta que a população de áreas atingidas pela enchente priorizem o consumo de água mineral quando não houver possibilidade de adotar procedimentos de cuidados com alimentos e consumos.


Cuidados que devem ser tomados com água para consumo 

  • Use filtro doméstico. Não tem? Utilize coador de papel ou pano limpo. Depois ferva por 5 minutos
  • Na impossibilidade de filtrar ou coar, reserve ou coloque a água em um vasilhame limpo até que a sujeira desça para o fundo do vasilhame e a água fique transparente
  • Em seguida, separe com cuidado a água limpa
  • É possível ainda por duas gotas de água sanitária para a desinfecção de 1litro de água. Beba após 30 minutos

Caso observe alguma alteração na água da torneira (como odor e/ou coloração diferente do habitual) entre em contato com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), empresa responsável pelo saneamento no município.

Contato Corsan

  • Telefone gratuito – 0800.646.6444

Estrutura

Devido às chuvas da semana passada, a sala de espera do setor infantil foi interditada. Nos dias com chuva intensa, a água entrou pela porta da frente e o teto também infiltrou.  

Sala interditada desde terça-feira.

Após visita técnica, a coordenadora administrativa Verônica Martins Camargo, indica que logo deve ser liberado, e o atendimento deste público voltará a ser na sala. Até então, a recepção do grupo está sendo realizada na sala dos adultos.  

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