Triagem neonatal

Procedimento para detecção precoce de doença ultrarrara em crianças será incorporado no SUS

Após análise da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), um novo procedimento será disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O exame em questão busca detectar a Homocistinúria Clássica (HCU) em crianças recém-nascidas. O procedimento deve ser oferecido na rede pública em até 180 dias. Atualmente, a triagem neonatal contempla a detecção de uma série de doenças por teste do pezinho.

Método

Para identificar a HCU, o mais indicado é a triagem neonatal por espectometria de massas em tandem, conhecido detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas, enzimáticas e endocrinológicas. 

O que é HCU?

A Homocistinúria Clássica (HCU) é uma doença rara e hereditária caracterizada pelo acúmulo excessivo do aminoácido homocisteína no organismo do bebê, a partir da ingestão de proteínas do leite. A condição pode levar ao comprometimento dos sistemas ocular, esquelético e vascular, além de causar atraso ou deficiência intelectual. O acúmulo da homocisteína pode causar também problemas cardiovasculares, possibilitar a formação de coágulos nos vasos sanguíneos (trombos) e provocar lesões nas artérias.

*com informações do Ministério da Saúde

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria registra mais de 700 casos confirmados de dengue Anterior

Santa Maria registra mais de 700 casos confirmados de dengue

Brasil registra maior taxa de mortalidade por hipertensão arterial em uma década; faixa etária acima de 60 anos é a mais afetada Próximo

Brasil registra maior taxa de mortalidade por hipertensão arterial em uma década; faixa etária acima de 60 anos é a mais afetada

Saúde