Polícia deve investigar suposto caso de racismo em festa de instituição social de Santa Maria; em nota, associação se defende de acusação

Um vídeo que mostra mulheres supostamente com a pele pintada de preto, roupas alusivas à cultura africana e perucas gerou polêmica nas redes sociais nesta quinta-feira (25). O fato ocorreu em uma celebração realizada na noite de quarta (24), durante a Festa da Fofoca, organizada pela Casa da Amizade, em espaço locado no Avenida Tênis Clube (ATC).


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Quem trouxe as imagens à tona foi o ativista Gustavo Rocha, conhecido como "Afroguga", pelas redes sociais. A reportagem conversou com o autor da denúncia, e também com a Casa da Amizade. O ATC se manifestou por meio de uma nota de repúdio em seu Instagram.

Rocha, em contato com a reportagem, afirmou que as imagens do fato foram enviadas por seguidores para ele. Por isso, ele registrou o boletim na Delegacia Online, pela internet, nesta quinta-feira (25). Para o ativista, essa prática seria considerada racista por se inserir no que se costuma chamar de "blackface" (rosto negro, em inglês, ato que consiste em pintar o rosto de preto).


– O boletim foi registrado como racismo. É inadmissível que em pleno 2024, com tantas informações e a urgência de uma sociedade antirracista, práticas e manifestações como essas ocorram, ainda mais em um espaço tradicional de Santa Maria – afirmou.


A reportagem também contatou a presidência da Casa da Amizade, na tarde desta quinta-feira (25), que se manifestou por meio de uma nota de repúdio. No texto, a entidade afirma que "repudia qualquer tipo de atitude racista em qualquer tipo de ambiente" e que "as pessoas envolvidas nas imagens não pintaram os rostos, pois eram negras". Dessa forma, não se caracteriza como "blackface". Confira a nota completa:


"A Associação Casa da Amizade vem a público manifestar repúdio a quaisquer tipos de discriminação e de preconceito racial. A diferença é uma das características que compõem os seres humanos. E é justamente na diferença que reside a vitalidade, a beleza e as múltiplas possibilidades de produção de culturas. No entanto, as diferenças, historicamente (e de forma equivocada), foram representadas como produtoras de desigualdades, gerando, ao longo do tempo, e ainda no momento atual, preconceitos e discriminações sobre determinados grupos sociais, por conta da cor da pele, religião, gênero, orientação sexual, dentre outros marcadores sociais.

Repudiamos ainda qualquer tipo de atitude racista realizada em qualquer tipo de ambiente, quer seja por meio de postagens, mensagens e/ou comentários com o intuito de ofender, coagir ou subalternizar qualquer pessoa ou grupo social, mesmo que de forma indireta, nas redes sociais.

A Associação Casa da Amizade é uma instituição de 62 anos, voltada ao apoio de ações sociais e de atividades que envolvem o bem estar social coletivo,  sempre visando a solidariedade como princípio propulsor, dentro da legalidade e norteada pelos direitos humanos, com o objetivo de que o respeito, a dignidade e a justiça sejam garantidos a todas e todos que fazem parte da sociedade, independente de cor, gênero, religião ou condição social.

A Associação Casa da Amizade pondera o ocorrido, lamentando o episódio, que ao que parece é mais um esvaziamento de pauta em relação a tema tão importante como o racismo, que precisa ser debatido, valorizado em situações de muita vulnerabilidade dentro da sociedade em fatos reais, que não parecem dar notoriedade. Crê-se que o episódio teve uso nas redes sociais por pessoas que ao ver estejam equivocadas em relação a instituição e as pessoas que usaram uma fantasia.

Frise-se que as pessoas não pintaram rostos, são negras mesmo!

Pois vale lembrar que a questão não é o blackface, que é um fenômeno instituído para fazer chacota do negro, e repudiado por esta instituição, mas tem que se considerar que é muito difícil as pessoas entenderem porque, em uma comemoração, as pessoas que apareceram nos vídeos são negras, e não brancas vestidas de negros como a mídia tenta mostrar.

Mesmo assim, a Associação Casa da Amizade vem a público manifestar-se contrariamente a qualquer ato discriminatório, deixando claro que não houve e nem tem a intenção do mesmo."


O ATC se manifestou sobre o assunto por meio de uma nota de repúdio. Nela, o clube afirma que a celebração foi "um evento privado realizado pela associação responsável em um espaço privado" e reforça que "não possui qualquer envolvimento com a realização da festa". Confira a nota completa:



Boletim de ocorrência

A delegada Carla Dolores Castro de Almeida, que responde interinamente pela Delegacia de Proteção ao Idoso e Combate à Intolerância (Dpicoi), diz que por se tratar de uma denúncia online, a ocorrência demora alguns dias para chegar até a delegacia especializada. Mas afirma que, após o recebimento do boletim, um inquérito deve ser instaurado para investigar o caso.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Motociclista fica ferido em colisão com carro na RSC-287; minutos antes rodovia registrou outro acidente Anterior

Motociclista fica ferido em colisão com carro na RSC-287; minutos antes rodovia registrou outro acidente

Tribunal do Júri absolve pais de gêmeos de 4 anos que morreram asfixiados dentro do carro da família em Júlio de Castilhos Próximo

Tribunal do Júri absolve pais de gêmeos de 4 anos que morreram asfixiados dentro do carro da família em Júlio de Castilhos

Polícia/Segurança