Acusados de matar jovem com 12 tiros vão a júri popular em Restinga Sêca

Acusados de matar jovem com 12 tiros vão a júri popular em Restinga Sêca

Foto: Norton Avila (Rádio Integração)

Julgamento iniciou nesta quinta-feira (29), na Câmara de Vereadores de Restinga Sê

Teve início na manhã desta quinta-feira (29), na Câmara de Vereadores de Restinga Sêca, o júri popular relacionado a um caso de homicídio triplamente qualificado e corrupção de menor ocorrido por disparo de arma na noite de 5 de fevereiro de 2021, no Bairro Iberê Camargo, em Restinga Sêca. O crime resultou na morte de Michael Jaquison Lima Martinez, que na época tinha 24 anos.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Estão sendo julgados três réus: um homem de 42 anos e duas jovens, com idades de 28 e 23 anos. O acusado que atualmente cumpre pena na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC), optou por não participar da sessão presencialmente ou via internet, mantendo-se em silêncio, e na ocasião sendo representado apenas pelo seu advogado.


A presidência do julgamento está a cargo da juíza Rosangela Vieira, enquanto a acusação é conduzida pelo Promotor de Justiça Gabriel Munhoz Capelani. Os advogados responsáveis pela defesa são Dionatan Arruda Costa, Andréa Garcia Lobato, Henrique Casarin Dias Oliveira, Matheus Lang Cardoso e Valéria Tabarelli Brondani.


Segundo a juíza Rosangela, a expectativa é que o julgamento tenha continuidade na sexta-feira, dia 1º, com a oitiva de oito testemunhas ao longo dos procedimentos.
Vale destacar que a sessão não está sendo realizada no Fórum da Comarca de Restinga Sêca devido às reformas em andamento no prédio.


O Caso


Cinco suspeitos que teriam executado com 12 tiros na noite de 5 de fevereiro de 2021, no Bairro Iberê Camargo em Restinga Sêca, Michael Jaquison Lima Martinez, de 24 anos.
A Polícia Civil efetuou chegou a prender cinco pessoas preventivamente durante a operação "This is It", que visava capturar os suspeitos do assassinato.

Duas jovens, de 21 e 26 anos, foram detidas em residências no centro de Restinga Sêca e encaminhadas ao Presídio Regional de Santa Maria e três suspeitos, com idades de 23, 29 e 39 anos, já estavam detidos no Presídio de Alta Segurança de Charqueadas e no Presídio Central de Porto Alegre. A principal suspeita da investigação indicava que a ordem para a execução poderia ter partido de um detento de Charqueadas.


Conforme as informações da Polícia Civil, a morte de Martinez estava relacionada à disputa entre duas facções pelo controle do tráfico de drogas na cidade. Segundo apurado, o jovem teria interferido nos negócios do tráfico, o que pode ter motivado sua execução.


A vítima havia sido presa em outubro de 2020, durante a Operação Manos da Felin, que investigou e deteve suspeitos de integrar facções criminosas em Restinga Sêca. Contudo, foi solto em 17 de dezembro, tendo antecedentes policiais por crimes como lesão corporal, posse de entorpecentes, ameaça e roubo.


Na época, a delegada responsável pela investigação Elizabeth Shimomura, o homicídio de Martinez poderia estar relacionado ao assassinato de Luiz Henrique dos Santos Rodrigues, de 55 anos, em 24 de janeiro, dentro de um bar. Ambos foram alvos de aproximadamente 12 tiros, indicando uma execução associada a facções criminosas. A suspeita é de que Rodrigues tenha sido morto por engano ou como um aviso ao suposto alvo, que não estava presente no local naquele momento.


Essa hipótese ganhou força, considerando que a vítima não tinha histórico de envolvimento com o crime organizado na cidade. Na época do crime, o proprietário do bar relatou ter recebido ameaças de morte dias antes, mas não revelou quem as fez nem a motivação, de acordo com a Polícia Civil.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Foragido da justiça passa mal e morre em cidade da região Anterior

Foragido da justiça passa mal e morre em cidade da região

Homem é condenado a mais de 50 anos de prisão por assalto a banco e tentativa de latrocínio na região Próximo

Homem é condenado a mais de 50 anos de prisão por assalto a banco e tentativa de latrocínio na região

Polícia/Segurança