religião

Representante do papa no Brasil visita Santa Maria para solenidade com Dom Leomar Brustolin

18.467

A manhã do feriado de Tiradentes foi de celebração no Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira. A visita do representante do papa no Brasil, Dom Giambattista Diquattro reuniu fiéis durante a entrega do pálio, uma vestimenta litúrgica que os arcebispos recebem do papa. A entrega foi feita ao Dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo da arquidiocese de Santa Maria.

A celebração contou com a presença de autoridades da Igreja Católica de Uruguaiana, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo, Cruz Alta e Cachoeira do Sul. Além de representantes da área da Educação e autoridades civis como o prefeito Jorge Pozzobom e o vice-prefeito Rodrigo Decimo.

Durante o ato, Dom Leomar, arcebispo de Santa Maria, juntamente com Dom Hélio Adelar Rubert, arcebispo emérito do município e demais representantes da Igreja da região receberam o núncio apostólico Dom Giambattista Diquattro.

Com a basílica lotada de religiosos, Giambattista entregou ao arcebispo santa-mariense a vestimenta. O momento emocionou quem assistia atento ao ato. O pálio, uma espécie de colarinho feito de lã branca confeccionado em Roma, é entregue anualmente aos arcebispos nomeados pela Igreja Católica. Desde 2015 a entrega é realizada pelo representante do papa em cada país.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Marcelo Oliveira (Diário)
Em cermiônia, Dom Giambattista Diquattro entrega vestimenta litúrgica ao arcebispo arquidiocesano

Após a missa e comunhão dos fiéis, o arcebispo Dom Leomar agradeceu a presença do público e reforçou o compromisso com o fortalecimento da igreja:

- Respeitando todas as formas de crer, nós sabemos a nossa identidade. O pálio vem ser para mim um momento de confirmação de Deus e de que precisamos caminhar sempre juntos.

Dom Leomar também agradeceu a presença de Dom Giambattista Diquattro:

- É um homem muito acessível e preparado. Nos ajuda muito quando dialogamos porque é uma proximidade com o santo papa. Aquilo que o papa propõe é aproximado através do Dom Giambattista.

A CHEGADA DE UMA NOVA CONGREGAÇÃO

Com exclusividade ao Diário, o arcebispo de Santa Maria também anunciou a chegada de uma nova congregação no município. A obra social deve ser lançada oficialmente durante o Corpus Christi.

- Vai ser um marco histórico. Vem uma congregação franciscana para cuidar principalmente dos moradores de rua. Vai se chamar Casa Papa Francisco, nós vamos ter as mesmas intuições do papa para cuidar das pessoas daqui - completou Dom Leomar Antônio Brustolin.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Cappa e Condesus unem esforços para construção de museu de paleontologia na Quarta Colônia

Próximo

Empresa de Santa Maria vence licitação e vai assumir Restaurante Popular

Geral