Prefeitura envia projeto para autorizar a venda de carnes temperadas com produção artesanal em Santa Maria

Foto: Renan Mattos (arquivo Diário)

Atualmente, a venda de carnes temperadas ou manipuladas produzidas de forma artesanal é proibida em Santa Maria. Apenas produtos de origem animal desse tipo industrializados podem ser comercializados. O Projeto de Lei nº 9730/2023, proposto pela prefeitura, pretende mudar essa situação. Caso aprovado pela Câmara de Vereadores, mercados, açougues e estabelecimentos similares poderão produzir e vender esses alimentos, desde que cumpram as exigências previstas.

– É uma discussão que já vem há bastante tempo e essa foi uma alternativa que achamos junto com o Ministério Público e os órgãos competentes da prefeitura. Isso não é dizer que eles vão poder produzir de qualquer jeito. Obviamente, (o estabelecimento) terá que ter uma sala controlada que o serviço de inspeção da prefeitura vai registrar e autorizar. É uma prática que já acontece e que estamos buscando uma adequação sanitária (para atender) as demandas de saúde pública, e as necessidades da população e dos empresários – relatou Rodrigo Menna Barreto, secretário de Desenvolvimento Rural, em entrevista ao programa Bom dia, Cidade!, da CDN.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O projeto de lei está na procuradoria jurídica da Câmara de Vereadores e ainda deve passar pela votação no plenário para ser aprovado. A prefeitura solicitou que a proposta seja analisada em regime de urgência. Segundo Menna Barreto, a expectativa é que até o final deste ano a venda das carnes temperadas e manipuladas esteja regulamentada e permitida na cidade.

– A partir disso, os empresários e supermercadistas que queiram se adequar vão ter que fazer o registro na Secretaria de Desenvolvimento Rural do local em que será feita a manipulação. Eles vão receber as orientações e, após, a regulamentação desta sala de beneficiamento destes produtos – explicou Menna Barreto.

Mudanças na venda de produtos de origem animal entre municípios da Região Central

Outro projeto de lei proposto pela prefeitura (PL nº 9731/2023) busca autorizar a venda de produtos de origem animal entre as cidades integrantes do Consórcio Intermunicipal da Região Centro. Hoje, isso é permitido apenas se os alimentos passarem por uma inspeção estadual ou federal

Caso aprovada, a mudança permitiria a comercialização na Região Central de produtos que tiveram uma inspeção a nível municipal. O projeto de lei também está na procuradoria jurídica e deve passar por votação no plenário da Câmara de Vereadores.

– Todo produto de origem animal, como carnes, embutidos, lácteos, ovos, mel, precisa de uma inspeção para ser comercializado. Temos a inspeção municipal, estadual e federal. Para comercialização entre municípios ou estados, a inspeção tem que ser estadual ou federal. Então, um produto inspecionado em Santa Maria não pode ser comercializado em São Pedro e vice-versa. Um programa federal do Ministério da Agricultura permite que os municípios organizados em consórcio comercializem os produtos entre si apenas com a inspeção municipal – disse o secretário.

De acordo com Menna Barreto, para tornar isso realidade, é preciso que todos os municípios tenham um Serviço de Inspeção Municipal (SIM) próprio e atuem de forma padronizada na venda dos produtos de origem animal:

– O consórcio já está trabalhando na questão do SIM para organizar o serviço de inspeção de 33 municípios. Temos que fazer a padronização de lei, de decreto, de procedimentos, plano de trabalho, de análise de produto e água. Precisamos mostrar para o Ministério da Agricultura que todos os municípios estão fazendo isso da mesma forma.

Após o registro do consórcio no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) no Ministério da Agricultura e Pecuária, as cidades ainda têm dois anos para demonstrar que estão seguindo todos os protocolos. Após esse período, os produtos de origem animal terão livre circulação na Região Central por tempo indeterminado.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ação de Natal: projeto recebe itens para população em situação de rua de Santa Maria Anterior

Ação de Natal: projeto recebe itens para população em situação de rua de Santa Maria

Prefeitura de Santa Maria tem orçamento de R$ 1,41 bilhão para 2024; confira as obras previstas Próximo

Prefeitura de Santa Maria tem orçamento de R$ 1,41 bilhão para 2024; confira as obras previstas

Geral