plural

PLURAL: os textos de Suelen Aires Gonçalves e Silvana Maldaner

  • Contra o racismo e o fascismo, seguiremos
    Suelen Aires Gonçalves
    Socióloga e professora universitária

    style="width: 25%; float: right;" data-filename="retriever">

    Nosso texto semanal versa sobre os crimes cometidos por grupos fascistas, racistas e negacionistas na Câmara Municipal de Porto Alegre/RS, na tarde da quarta-feira, 20 de outubro durante a votação do veto do prefeito Sebastião Melo ao passaporte vacinal na cidade. Vocês leram bem: "veto" do prefeito negacionista ao passaporte vacinal, já aprovado pelo estado, mas tal governo busca derrubá-lo em âmbito municipal.

    O passaporte vacinal é a obrigatoriedade da apresentação de comprovante de vacinação em todo o Rio Grande do Sul, a partir de segunda-feira (18), para acesso a atividades consideradas de alto risco de contágio, como competições esportivas e festas. A norma valerá tanto para profissionais que trabalham no local quanto para o público em geral.

    Durante a sessão plenária na Câmara de Vereadores, um grupo contrário ao passaporte vacinal exibia cartazes com referências nazistas e usando palavras agressivas e racistas contra a bancada negra , composta por vereadores negros eleitos na última eleição municipal. Além disso, parte do grupo agrediu parlamentares e funcionários da casa legislativa.

    INDIGNAÇÃO

    Na ocasião, um dos manifestantes exibiu um cartaz com uma suástica, ou seja, estivemos diante de uma cena de apologia ao nazismo que é crime. Já uma outra participante se dirigiu à vereadora Bruna Rodrigues (PC doB), que é negra, e a chamou de "empregada".

    A gravidade do episódio nos causa enorme indignação, pois atos racistas como esses são frequentes na vida das pessoas negras em nosso país, Estado e cidades, e precisam ser combatidos firmemente, evitando qualquer forma de cumplicidade. Foram realizados dois boletins de ocorrência contra os casos, entre eles, uma denúncia ao crime de apologia ao nazismo . Já a bancada negra da Câmara prestou queixa por racismo. A Delegacia de Combate à Intolerância da capital investigará os casos.

    Enquanto cidadã, repudio de forma veemente toda forma de racismo . Além disso, existe a necessidade de que sejam tomadas as devidas providências por parte do legislativo no sentido de punir os agressores, que podem ser identificados pelas imagens publicadas na imprensa e câmeras de segurança internas do prédio. A responsabilidade de enfrentar o racismo é uma tarefa de todos. Seguiremos firmes e alertas.

    Soberba
    Silvana Maldaner
    Editora de revista

    style="width: 25%; float: right;" data-filename="retriever">

    Em relação a tão sonhada vinda da Escola de Sargentos das Armas (ESA), ficamos tristes. Nem todos, claro. Muitas pessoas de Santa Maria comemoraram, pois acreditam que milicos não servem para nada, a não ser para fazer "teatrinho". Defendem que a presença do Exército em um local não muda nada na economia, que são apenas mais uns funcionários públicos sustentados pelo governo. Lamentável postura, inclusive de representantes de instituições públicas e políticos que usufruem do dinheiro público.

    Acho que aprendemos a lição de que não adianta "cartazinhos" e faixa na rua para mudar a decisão estratégica do alto comando militar. Faltou uma articulação conjunta do Estado, governador e deputados para defenderem a vinda, apresentarem as potencialidades regionais, propuserem investimentos e, principalmente, faltou humildade de negociar. Era preciso, realmente, acreditar e priorizar forças para o investimentos em nosso Estado e não apenas em entrevistas midiáticas e interesses políticos pessoais. Santa Maria tentou, sonhou e acreditou. Mas parecia estar sozinha nesta disputa.

    Eu sempre tive muito orgulho de nosso Estado, nossa história, nossas raízes, nosso hino, nossas tradições. Hoje, refletindo com mais calma, acho que tinha soberba. Refiro-me a uma manifestação de orgulho, de pretensão, de superioridade. É a arrogância, a autoconfiança exagerada. Um dos sete pecados capitais.

    Penso que menosprezamos o Nordeste. Conferindo atentamente as propostas de Pernambuco, a postura política do governador, a posição geográfica estratégica no Nordeste e a acessibilidade necessária, foi uma competição bem difícil. 

    Recife tem o maior aeroporto do Nordeste, com 33 destinos nacionais e 12 destinos internacionais. Tem acesso a sete capitais, num raio de 800 quilômetros. São 180 voos diários, com capacidade de 16 milhões de passageiros ano. Pernambuco também foi considerado referência de parque tecnológico na América Latina, com faturamento de R$ 2,86 bilhões em 2020.

    Na área da saúde, é o segundo maior polo médico do Brasil. Somente em relação a hospitais militares, Recife tem unidades da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, que cooperam entre si, além de outros 60 hospitais elencados, oferecendo 9.639 leitos.

    O Comando Militar do Nordeste possui 25 mil homens e mulheres. Somente em Pernambuco, são 6.240 profissionais trabalhando em 25 Organizações Militares (OMs). Possui, também, a escola de aprendizes marinheiros e a capitania dos portos.

    Na área da Educação, também apresentaram resultados surpreendentes, com colégio militar em expansão, com escolas públicas de qualidade e a menor taxa de abandono escolar do Brasil. Tudo isso sem contar os investimentos no complexo industrial e portuário e o destino de turismo, que recebe 6, 3 milhões de visitantes e uma receita de 9,6 bilhões.

    Acho que Santa Maria e o Rio Grande do Sul precisam perder a soberba. Amamos a nossa terra, mas temos uma longa caminhada de união e melhorias em nosso Estado.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: com vacinação avançada, celebração do Dia das Bruxas mobiliza santa-marienses

Passageiros acima de 65 anos têm horário de gratuidade no transporte coletivo ampliado Próximo

Passageiros acima de 65 anos têm horário de gratuidade no transporte coletivo ampliado

Geral