imposto

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da UFN auxilia na declaração do imposto de renda

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Eduardo Ramos

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) na Universidade Franciscana (UFN) presta ajuda na declaração do imposto de renda às pessoas com faturamento anual inferior a R$ 30 mil. Localizado no prédio 8 da UFN, na Avenida Rio Branco, o projeto existe desde 2017, e agora, passa a atender durante dois dias da semana, nas segundas e quintas-feiras, das 17h às 20h.

São prestados serviços em diferentes questões da área da contabilidade, serviços ao micro empreendedores individuais, questões do CPF, pessoas com dívidas ativas, entre outros serviços. Contudo, nesta época do ano, a procura também tem sido em relação à declaração do imposto de renda. Conforme a coordenadora do projeto e professora de Ciências Contábeis na UFN, Liziane Oliveira

- Orientamos as pessoas que fazem o imposto conosco que destinem à Campanha de Imposto Solidário, caso ela faça pelo modelo completo - explica.

Com dois estagiários do curso de Ciências Contábeis, e alunos voluntários também da contabilidade da UFN, atualmente cerca de 100 pessoas já foram atendidas este ano, e ao longo de 2021, mais de 500. Uma das voluntárias é a aluna Elisangela Resch, de 40 anos.

- Estou no projeto desde o início deste semestre. Tenho participado da emissão das guias das microempresas e da declaração do imposto de renda. Isso tem acrescentado bastante a minha vida pessoal e profissional.

Veja a programação da Feira do Livro desta terça-feira

O microempreendedor individual (MEI) Landi Gladimir Doyle Gervasio, de 50 anos, esteve pela primeira vez no NAF para resolver pendência do seu estabelecimento comercial. Conforme ele, o atendimento foi bom e com atendimento no horário marcado.

- Tudo ocorreu como esperado. Na próxima semana preciso vir novamente, para dar encaminhamento a alguns papéis - conta.

Segundo a representante da cidadania fiscal da Receita Federal (RF), Paola Pochmann, o projeto NAF, existe também em outras cidades, e que a RF presta um apoio aos serviços.

- Caso haja dúvidas nestas questões, eu ou outras pessoas dentro da Receita Federal buscamos ajudar.

IMPOSTO SOLIDÁRIO
Ainda de acordo com Paola, a RF atua com os parceiros da Campanha de Imposto Solidário, para alcançar o máximo de pessoas aptas a destinar o imposto.

Os contribuintes podem destinar 3% do Imposto de Renda para o Fundo Municipal do Idoso e ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Pode contribuir toda pessoa física que declara Imposto de Renda por deduções legais (modelo completo). O valor destinado é abatido do valor total a ser pago ou somado no valor a ser restituído. O prazo para a destinação foi ampliado até 31 de maio.

*Gabriel Marques

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Na véspera de fim de prazo, santa-marienses chegam cedo e formam fila em cartório eleitoral Anterior

Na véspera de fim de prazo, santa-marienses chegam cedo e formam fila em cartório eleitoral

Próximo

Carro cai em buraco após calçada ceder em Santa Maria

Geral