Iniciativa da UFSM arrecada rádios e pilhas para famílias sem energia elétrica devido à enchente

Iniciativa da UFSM arrecada rádios e pilhas para famílias sem energia elétrica devido à enchente

Foto: Marlon Borba (Diário)

O Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) lançou uma campanha para arrecadar rádios e pilhas com o objetivo de levar informação às comunidades afetadas pelas chuvas. Os temporais que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias deixaram milhares de pessoas sem acesso à internet, à telefonia e à energia elétrica

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

As doações podem ser feitas na Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma), localizada na Rua Professor Braga, número 55, no Centro, e na Reitoria da UFSM, no campus em Camobi. Para quem mora em outras regiões, também é possível contribuir via Pix, com a chave: [email protected].

Rádio como companhia e fonte de informação

Na última terça-feira (7), o Diário mostrou a história de Alda Lemes, de 88 anos, que, sem acesso à luz e à internet adotou o rádio de pilha como alternativa para acompanhar as notícias sobre a chuva histórica que atingiu a região. De acordo com a professora do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM e responsável pela campanha, Jaqueline Quincozes Kegler, a necessidade de acesso a informação de utilidade pública é potencializada em momentos extremos como esse. 

– A comunicação pelo rádio é importante nesse momento pela infraestrutura, mas também pela simplicidade no formato de transmitir a informação. São informações de utilidade pública, de proteção e de cidadania. Além disso, a comunicação é uma área transversal prioritária em situações como essa, vivemos isso na pandemia e é assim nessa tragédia climática também. Nós não podemos nos limitar a informar apenas pelas redes, porque nem todos têm acesso, nem mesmo em uma situação cotidiana – afirma.

Originalmente, a campanha nasceu na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e foi expandida em Santa Maria. Para que as pilhas e equipamentos cheguem a quem mais necessita, o grupo responsável pela arrecadação realizará um levantamento sobre as regiões mais afetadas pela falta de energia elétrica.

Como ajudar

O que: doação de rádios e pilhas

Onde: Cesma (Rua Professor Braga, 55, Centro) e na Reitoria da UFSM (em Camobi)

Pix: [email protected]

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Fortes chuvas provocam o surgimento de animais silvestres em cidades do Estado; saiba como agir Anterior

Fortes chuvas provocam o surgimento de animais silvestres em cidades do Estado; saiba como agir

Defesa Civil do RS emite alerta para novas tempestades no final de semana Próximo

Defesa Civil do RS emite alerta para novas tempestades no final de semana

Geral