Diretora da Ascamed fala sobre evento que ocorre neste domingo, com o objetivo esclarecer o uso medicinal da Cannabis

Diretora da Ascamed fala sobre evento que ocorre neste domingo, com o objetivo esclarecer o uso medicinal da Cannabis

Foto: Reprodução

Julia Silvester (à dir.), em entrevista ao Jornal do Diário, apresentado por Kellen Caldas (à esq.)

Neste domingo (22), o Left Rock Bar será o ponto de encontro do evento intitulado "Santa Maria: Entendendo a Cannabis". Com a participação de especialistas, o evento tem o propósito de debater os avanços, desafios e potenciais benefícios da Cannabis Terapêutica. A psicóloga e diretora social da Associação Canabica Medicinal (Ascamed) Julia Silvester, em entrevista ao Jornal do Diário, na noite desta sexta-feira (20), falou sobre o evento.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


A associação conta, atualmente, com mais de 300 associados e atende pessoas de todo o Brasil, além de animas de estimação também. Julia Silvester reforçou que o objetivo é promover um momento de esclarecimento para a população:


– Sabemos que esse assunto ainda é um tabu dentro da nossa sociedade, pois estamos falando de uma planta que não é regulamentada e é vista somente como uma droga. Então a ideia é dialogar com a população e esclarecer qualquer dúvida.


O encontro contará com mesas de debate, tendo a participação de palestrantes que atuam dentro da área de estudo dessa planta medicinal, são eles: o deputado estadual Leonel Radde, o representante da Associação Cannabica Medicinal Matheus Hampel, Carolina Costa abordando a ancestralidade da planta, enquanto Eduarda Pase e Ana Claudia Brust falarão sobre ações judiciais que tramitam no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Superior Tribunal Federal (STF) sobre o assunto.


Além disso, os psicólogos Lucas Motta e Júlia Silvester vão discutir sobre aspectos terapêuticos da planta e, por fim, os médicos Matheus Dzieva e Valéria Zorzi falarão sobre a aplicação médica da Cannabis. Além das discussões interativas sobre o tema, o evento também contará com a discotecagem de Edson Kah no local.


O medicamento pode ser usado de diversas formas como óleo, supositório, spray nasal, pomada, entre outros. Para ter acesso a ele, é necessário que seja receitado por um médico. O ideal também, segundo a psicológa, é que seja uma orientação de um profissional da saúde que estude esse assunto, pois assim saberá indicar a melhor forma de usá-lo:


– Para adquirir, aqui no Brasil, qualquer medicamento feito da Cannabis, isso se dá de três formas: importando, adquirindo na farmácia ou nas associações.


E qual o público que procura esse tipo de tratamento? Julia explica que ele é bem variado, sendo 80% do Rio Grande do Sul e 20% de outros lugares do país, de todas as faixas etárias.


– Já existe comprovação de que a maconha pode ser a primeira opção de tratamento para várias doenças. Mas normalmente, o público que nos procura são pessoas que já esgotaram todas as possibilidades e acreditam que essa seja a última alternativa. Isso também é mais um assunto que vamos debater no fim de semana.


Programe-se

O que: Santa Maria: Entendendo a Cannabis

Quando: domingo (22), a partir das 14h20min

Onde: Left Rock Bar - Rua Manoel Ribas, 1991, Vila Belga

Quanto: entrada gratuita

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Biblioteca Pública Municipal promove ações de aniversário neste sábado Anterior

Biblioteca Pública Municipal promove ações de aniversário neste sábado

Conheça as bandas que irão embalar o pré-réveillon da revista Persona Próximo

Conheça as bandas que irão embalar o pré-réveillon da revista Persona

Geral