Com a volta da Esquadrilha da Fumaça, mais de 13 mil pessoas prestigiaram a Expoaer em Santa Maria

Com a volta da Esquadrilha da Fumaça, mais de 13 mil pessoas prestigiaram a Expoaer em Santa Maria

Foto: Alan Orlando (Diário)

O retorno da Exposição Aeronáutica – Expoaer 2023– foi marcado por grande público – 13 mil pessoas – e uma programação para todas as idades. Em função da pandemia, o evento não ocorria desde 2019. Depois de quatro anos, neste sábado (14), a Base Aérea de Santa Maria (Basm) abriu os portões novamente e a população acompanhou mais uma edição. Quem esteve por lá, conheceu de perto aeronaves e viaturas de combate da Força Aérea Brasileira (FAB) e conferiu a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea, conhecido popularmente como Esquadrilha da Fumaça.

– Tem aeronaves que quase ninguém conhece, mas que ajudam na vigilância das nossas fronteiras, contra tráfico de drogas e armamentos, auxiliam muito a Polícia Federal. Destaco o helicóptero Black Hawk, o F5, e a nossa maior aeronave, depois do KC-390 e KC-30, que é o KC-130, que está exposto e o pessoal pode entrar para conhecer internamente. Essa é uma demanda que planejamos desde o ano passado, tentamos chamar o máximo de aeronaves possíveis, só que em virtude de missões não conseguimos disponibilizar algumas, como o KC-390, mas temos aqui aeronaves do Rio de Janeiro, São Paulo, Canoas e Anápolis – conta o coronel aviador Luciano Antonio Marchiorato Dobignies, comandante da Basm.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Foto: Alan Orlando (Diário)

O movimento foi intenso tanto no local quanto nas rotas de acesso. Na Avenida Evandro Behr (Faixa Velha) e na RSC-287 (Faixa Nova) filas de veículos se formaram em direção à Basm.

Foto: Alan Orlando (Diário)

O comandante da Basm relata que o principal objetivo da Expoaer é aproximar a população do trabalho realizado pelaForça Aérea Brasileira (FAB).

– Nossa proposta é tentar disponibilizar para quem vem um pouquinho de cada coisa que a Força Aérea faz. Temos aviões de transporte, lançamento de paraquedistas, caças de reconhecimento, de ataque e aviões de resgate, por exemplo. O pessoal consegue ter mais contato com o que vê no noticiário ou só vê do alto. Tivemos aquela catástrofe no Vale do Taquari e estamos aqui com o helicóptero que resgatou pessoas lá. Também podem entrar em contato direto com todos os pilotos e tripulantes que circulam, perguntar sobre a carreira militar ou como foi a missão. Durante o nosso expediente, não conseguimos abrir para a população, mas, agora, disponibilizamos a Base Aérea inteira para que todos da comunidade tenham acesso e se aproximem da Força Aérea – explica o comandante.

Foto: Alan Orlando (Diário)

Durante quase 1h, sete pilotos da equipe da Esquadrilha da Fumaça permaneceram no céu realizando manobras e acrobacias, consagrando-se como a grande atração da Expoaer. Uma das pessoas que estava aguardando com expectativa o show era a dona de casa Angelica Dias, 48 anos. Ela conta que sempre foi apaixonada pela aviação e frequentou outras edições do evento em Santa Maria junto com a família:

– Nunca deixei de vir, toda vez que tem Expoaer, estou aqui. Por mim, poderia ter uma vez por mês porque é uma programação diferente em Santa Maria que reúne famílias. Já vi a Esquadrilha da Fumaça e amo, mas estou só aguardando para ver (de novo agora). Adoro avião, tanto é que passa em cima da minha casa todos os dias e (mesmo assim) gosto muito – fala.

Foto: Alan Orlando (Diário)

Durante o dia de Expoaer, também foi possível se informar sobre as formas de ingresso na carreira militar, e conferir exposição de aeromodelismo, veículos militares, além de acompanhar uma apresentação de cães de guerra adestrados. No local, também havia praça de alimentação, brinquedos infláveis para crianças e ação de vacinação.

Além disso, essa edição da Expoaer também comemorou os 150 anos de Santos Dumont, considerado o pai da aviação.

Foto: Alan Orlando (Diário)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

"Toda vez que a gente passa por uma experiência assim, a gente revê prioridades", relata pastor Levi ao voltar de Israel para Santa Maria

Próxima edição das Caminhadas na Natureza será em Dona Francisca Próximo

Próxima edição das Caminhadas na Natureza será em Dona Francisca

Geral