saúde animal

Castramóvel irá começar a realizar cirurgias em animais na quarta-feira em Santa Maria

18.467

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Eduardo Ramos (Diário)

Trailer do Castramóvel estava exposto no local

Um ato de apresentação do Castramóvel ocorreu na tarde deste domingo na Praça do Mallet. O evento contou com a participação de autoridades, como o prefeito Jorge Pozzobom, e a secretária adjunta de Meio Ambiente, Daniela Dalla Lana. Na primeira etapa do serviço, a utilização do Castramóvel vai atender mais de 1,2 mil animais.

Conforme a secretária Daniela Dalla Lana, para participar do programa, as pessoas precisam estar cadastradas no CadÚnico ou no Bolsa Família.

- Hoje (domingo) é uma apresentação para a sociedade. As cirurgias começam no dia 30 e eu quero agradecer a população. É um dia histórico para a cidade - completa a secretária.

O Castramóvel irá começar a realizar as cirurgias na próxima quarta-feira, a partir das 8h. A primeira ação ocorrerá na sede do 2º Batalhão de Polícia de Choque (2º BPChq) da Brigada Militar, na Rua Venâncio Aires, no Bairro Noal. As castrações serão realizadas duas vezes na semana, e a expectativa é que sejam feitas, em média, 86 cirurgias mensais. Vão ser castradas e microchipadas fêmeas caninas e felinas. Além da ação no Bairro Noal, também serão feitas esterilizações de pets nos bairros São José, Nova Santa Marta e Nossa Senhora Medianeira e no distrito de Boca do Monte.

Leita também:

Husm alerta sobre golpe por telefone aplicado a familiares de pacientes na UTI

UFSM entrevista candidatos da primeira chamada oral do Sisu a partir desta segunda-feira

- As cirurgias nessa primeira etapa são para animais de pessoas que se inscreveram de forma online ou presencial. O procedimento cirúrgico é totalmente gratuito - informa Patrícia Silveira, médica veterinária da Secretaria de Meio Ambiente.

Como contrapartida, os contemplados com o programa precisam arcar com a medicação de pós-operatório, como antibiótico e anti-inflamatório, e com a roupa cirúrgica. A prefeitura está orientando a população para a confecção caseira das roupas, o que diminui ainda mais os custos.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Eduardo Ramos (Diário)

Interior do Castramóvel foi apresentado

Durante a inauguração, Pozzobom salientou a importância e a colaboração das organizações de apoio aos animais e reforçou a atuação da prefeitura na causa animal. O trailer do Castramóvel, onde serão feitas as esterilizações, foi apresentado para quem acompanhava o ato.

Após a realização dos atendimentos da primeira etapa, o trabalho realizado pelo Castramóvel seguirá em uma segunda fase, em que devem ser contemplados animais de pessoas em vulnerabilidade social. Para a continuidade da campanha, outra licitação deve ser criada.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Ação contra a Covid é realizada pela primeira vez em farmácia privada de Santa Maria

Próximo

Husm alerta sobre golpe por telefone aplicado a familiares de pacientes na UTI

Geral