mobilidade urbana

Aplicativo com horários de ônibus registra aumento de demanda após volta às aulas

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Imagem: Renan Mattos (Diário)

Santa Maria vive um novo momento na mobilidade urbana, principalmente para aquelas pessoas que utilizam as linhas de transporte coletivo até o campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Com o retorno das aulas presenciais, houve um consequente aumento da demanda pelos ônibus. 

A cidade universitária conta, desde 2018, com o aplicativo para celulares Urmob.City, que apresenta os horários das saídas dos ônibus dos terminais, a previsão de chegada em cada parada, e o acompanhamento via GPS em tempo real. 

Conforme o fundador e CEO do aplicativo, Cristiano Silveira, atualmente o aplicativo tem mais de 70 mil cadastros, e cerca de 30 mil usuários ativos no último mês, e segundo ele, uma atualização já está em funcionamento.

- Criamos o sistema de avaliação das linhas de ônibus, o que é uma nota de 1 a 5 para a limpeza, a ocupação, atraso e a condução do motorista - diz Silveira.

Inscrições para processo seletivo de cursos presenciais da UFSM têm início nesta segunda-feira

Nas primeiras experimentações era preciso o usuário estar com o GPS ligado, para que fosse feito o cruzamento de dados, e assim se confirmasse que ele estava no ônibus em questão no momento da avaliação. Após testes, esta condição foi derrubada e a avaliação pode ser feita a qualquer hora e lugar, basta informar a linha e o horário.

São duas as próximas melhorias que estão previstas. A primeira envolve a ATU e poderá ser o sistema de recarga do cartão ATU por Pix. O pagamento seguirá via banco, mas a comprovação do pagamento e o código do cartão, seriam feitos via Urmob. O aplicativo e a ATU estão em tratativas sobre a melhoria.

Coleta seletiva deve ser mista, com ação porta a porta e ecopontos

A segunda melhoria que pode estar por vir é um evento chamado Grand Prix (GP), que terá duração de uma semana e vai premiar quem mais tiver quilometragem, seja de ônibus, caminhada ou de bicicleta. O Urmob espera começar o evento em 17 de maio, e busca patrocinadores.

De acordo com Silveira, chegam a ser 7 mil usuários simultâneos em determinadas horas do dia, o que causa lentidão no aplicativo e reclamação dos usuários.

- Às 18h é o momento do dia em que chegamos a esse número de pessoas ao mesmo tempo usando o programa. O carregamento lento costuma ocorrer nos horários de pico, às 13h e às 18h. 

Com a volta das aulas na UFSM, o aplicativo passou de 100 downloads por dia para 200 só na primeira semana.


NAS REDES

Enquete 

  •  52% (315) usam o aplicativo
  •  48% (295) não usam
  •  55% (171) gostam do serviço
  •  45% (139) não gostam


COMENTÁRIOS 

  •  "Desde que voltaram às aulas na UFSM, está impossível de usar o app. Lentidão horrível" - Flávio Garlet
  •  "No último mês, o app anda muito instável. Trava, não carrega as linhas, etc" - Vittória Leal
  •  "App muito completo, ajuda demais" - Isabela Bellato
  •  "Ótimo aplicativo! Parabéns aos desenvolvedores!" - Lauren Quevedo


(Gabriel Marques)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Número de casos de dengue sobe para 17 em Santa Maria

Próximo

Reaberto o agendamento para vacinação das crianças contra a Covid-19

Geral