Rede de Apoio já acolheu 40 animais resgatados em Santa Maria devido à enchente

Rede de Apoio já acolheu 40 animais resgatados em Santa Maria devido à enchente

Foto: Luís Gustavo Santos

O pavilhão do Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (PICT) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no campus sede, tem sido utilizado como espaço de acolhimento de animais resgatados durante as chuvas que atingiram Santa Maria na última semana. A Rede de Apoio para Animais Resgatados é uma iniciativa do curso de Medicina Veterinária, do Hospital Veterinário Universitário (HVU) e da Prefeitura de Santa Maria. Ao todo, 40 animais já foram acolhidos pelo projeto.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Funcionamos como um centro de passagem com atenção veterinária. Identificamos os animais que chegam e recolhemos o máximo de informações possíveis sobre ele, onde foi resgatado e em quais condições. Em seguida, os animais passam por um atendimento veterinário e são microchipados. Após esses processos, encaminhamos para lares temporários – afirma Anne Amaral, professora da UFSM. 

Para organizar a passagem de cães e gatos pelo local, a Rede de Apoio recebe apenas animais que sejam encaminhados por Organizações Não Governamentais (ONGs) ou por grupos que tenham Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

Foto: Luís Gustavo Santos

O projeto parte do pressuposto de que todos os pets possuem tutores, mas estão perdidos. Por isso, antes de serem adotados por novas famílias, os animais são encaminha

dos para lares temporários, onde aguardam pelos donos.

– Temos uma lista inicial montada com representantes de ONGs. Entramos em contato com as pessoas e solicitamos a hospedagem. Uma vez no lar temporário, mantemos contatos e prestamos suporte para quem está recebendo os animais – explica Isadora Debeluck Plentz, médica veterinária e voluntária da iniciativa. 

Para facilitar na identificação dos animais, são compartilhadas fotos com informações no Instagram Animais SM. Ao identificar seu pet, o tutor pode ir buscá-lo o mais rápido possível. No perfil, também são repassadas informações sobre como ajudar a Rede de Apoio.

– A gente está divulgando no perfil. Então quem está desalojado e que tem um animal, dê uma olhada no Instagram porque ele pode estar acolhido conosco – afirma Amaral.

Foto: Luís Gustavo Santos

Doações

Além de acolher os bichinhos, a iniciativa funciona como um centro de recebimento de doações para animais. Tudo que é arrecadado no Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia é distribuído para projetos, ONGs e cidadãos de Santa Maria que necessitam.

Itens que podem ser doados  

  • ração para cães e gatos;
  • caixinhas e areia;
  • cobertores;
  • coleiras e cordas;
  • antipulgas e vermífugos;
  • jornais, papelão e tapete sanitário;
  • comedouros ou potes de sorvete;
  • produtos de limpeza.

Segundo a professora Anne Amaral, ração para filhotes e probióticos são os itens mais urgentes de doação.

Foto: Luís Gustavo Santos

Como doar?  

  • As doações podem ser entregues no Pavilhão do Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (antigo Centro de Eventos da UFSM), no Bairro Camobi.
  • Para doar qualquer valor, a equipe disponibilizou duas chaves PIX: telefone (55) 99689-0029 (titularidade Isadora Zanon Marzari) e e-mail [email protected] (titularidade Ingrid Zitei).


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Defesa Civil retorna à Rua Canário com termo de ciência de interdição do local, mas moradores se recusam a assinar o documento Anterior

Defesa Civil retorna à Rua Canário com termo de ciência de interdição do local, mas moradores se recusam a assinar o documento

Sinal de wi-fi gratuito é disponibilizado para a população em Santa Maria Próximo

Sinal de wi-fi gratuito é disponibilizado para a população em Santa Maria

Geral