Torneio de hipismo comemorativo ao centenário de Aldo Conde será neste fim de semana em Santa Maria

Torneio de hipismo comemorativo ao centenário de Aldo Conde será neste fim de semana em Santa Maria

Foto: Eduardo Ramos (Diário/Arquivo)

Já tradicional em Santa Maria, neste fim de semana, 4 e 5 de novembro, ocorre a 13ª edição da Copa Aldo Conde. O evento, que não foi realizado nos últimos anos em função da pandemia, será no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Segundo a organização, 300 pessoas são esperadas. Para entrar é preciso levar 1 kg de alimento não perecível. Como neste domingo (5) haverá a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o local estará sinalizado para quem quiser acompanhar o torneio. 


​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


A promoção é da Escola de Equitação de Santa Maria, que fica localizada na UFSM, fundada junto com a instituição pelo professor José Mariano da Rocha. Na competição, 60 conjuntos estão inscritos, o que corresponde a um cavaleiro e um cavalo. Estão inscritos competidores de várias cidades do Estado, como São Borja, São Gabriel e Porto Alegre:


– É muito gratificante estar promovendo a copa, ainda mais no centenário do nosso padrinho Aldo Conde, que faleceu há 15 anos e que chegou a ser homenageado ainda em vida. O torneio estava parado há alguns anos em função da dificuldade financeira e pandemia. Estamos contando com vários apoios e estamos felizes em promover a copa de novo – explica Clara Barros, administradora da escola.


Os circuitos das provas funcionam por modalidades de altura. Não há faixa etária mínima nem máxima para a competição. Os iniciantes saltam na prova Escolinha, que é a menor altura, 60cm. O torneio funciona por classificação. O melhor colocado é o campeão de cada prova, que receberá troféu e medalha. 

Foto: Clara Barros

Participação

Ao fim das provas, uma atividade comemorativa irá ocorrer, a prova carro-cavalo. Nela, como explica a organizadora, os participantes podem colocar um familiar, amigo ou conhecido na pista. O atleta montado faz um circuito com obstáculos contando pontos e tempo. Após, ele desce do cavalo e entra em um carro com o motorista de sua escolha. Em cima do carro terá bolinhas de tênis que não podem cair durante o trajeto feito com cones. 


Foto: Eduardo Ramos (Diário/Arquivo)


Provas

Sábado (4)

  • Início da prova de 1m às 8h30
  • Em seguida, prova de 1m10 e 1m20
  • Abertura oficial às 13h30mim
  • Após a abertura as provas de 60, 80 e 90 cm

Domingo (5)

  • Início às 8h30min 60, 80 e 90 cm
  • À tarde provas e 1m, 1m10 e 1m20

Aldo Conde

Aldo Conde foi um militar que durante décadas praticou o hipismo. Neste ano, completaria seu centenário. O cavaleiro montou até por volta dos 80 anos. Em 2005, ainda em vida, Aldo Conde deu nome ao campeonato de hipismo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Finais do Campeonato Municipal de Voleibol serão realizadas neste sábado no CDM Anterior

Finais do Campeonato Municipal de Voleibol serão realizadas neste sábado no CDM

Associação Karate Sul fica com a segunda colocação no Campeonato Gaúcho Próximo

Associação Karate Sul fica com a segunda colocação no Campeonato Gaúcho

Esportes