Foto: Reprodução
Nova construção será feita no local onde atualmente estão pista e arquibancadas.
Capacidade para 7 mil pessoas, mais de 7,3 mil metros de área coberta e investimento de R$ 3 milhões, com recursos próprios. Esses são alguns números da ousadia anunciada pelo CTG Sentinela da Querência para 2024. Será construído um centro de eventos multiuso, apto a receber produções de grande porte, sejam rodeios, bailes, shows e outras possibilidades. O projeto da primeira etapa do empreendimento está em tramitação na prefeitura, e a inauguração é projetada ainda para o primeiro semestre do ano em que a agremiação completa 40 anos.
Conforme o patrão do CTG, Ronaldo Lock dos Santos, todas as exigências relativas a planejamento prévio, como os estudos de impacto ambiental, de trânsito e de vizinhança, já foram atendidas. Tão logo liberada, a obra começa, a cargo da empresa santa-mariense LC Pré-Moldados, que estima quatro a cinco meses de execução.
— Claro que dependemos do fator tempo, do clima. Mas nosso desejo é que a inauguração seja em maio, mês de aniversário de Santa Maria, com um evento artístico de grandes proporções, com grupos de todo o Estado. Vai ter o padrão Sentinela — diz Lock, citando a quarta etapa do 10º Circuito de Rodeios Artísticos, ocorrida no final de semana nas duas sedes do CTG.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O empreendimento será construído em uma área de 20 hectares, até agora conhecida como Sede Campeira, que foi adquirida pelo CTG em 2005. A novidade, que foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Vaqueanos (órgão consultivo dos CTGs), mudou o nome do espaço para Centro de Eventos Sentinela. A localização privilegiada é na Estrada Geral para Arroio do Só, um dos acessos à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Fica a 300 metros da RSC-287, a partir de um dos trevos de acesso ao Bairro São José. O lançamento do centro de eventos ocorreu em novembro, com jantar-baile animado pelo grupo Tchê Guri e prestigiado por autoridades como o prefeito Jorge Pozzobom e o presidente da Câmara de Vereadores Givago Ribeiro, entre outros. Convidado a se manifestar, Pozzobom demonstrou entusiasmo com o empreendimento, que se propõe a alavancar o setor cultural, artístico e turístico da cidade e região. O prefeito chegou a aventar a possibilidade da 31ª Tertúlia Musical Nativista ser realizada no local, no próximo ano.
Arrojo
Para simbolizar a importância da ocasião, foram homenageados os fundadores do Sentinela e assinado o contrato com a empresa construtora. A primeira pessoa a ser convidada a assinar como testemunha foi “dona” Nina Zimmermann, viúva de Vacile Zimmermann, um dos grandes impulsionadores do Sentinela. Ao assumir o microfone, recordou passos dados ao lado do marido, que foi tesoureiro, patrão e outros cargos na diretoria da entidade. É de “dona” Nina a informação que arrojo e persistência estão no DNA de Sentinela.
Em décadas passadas, a aventura esteve na aquisição da ampla sede social, no centro de Camobi, cujo investimento pareceu exorbitante para muitos. Mas os compromissos foram honrados com empenho e dedicação do grupo envolvido. É a lição daquele momento que inspira a empreitada atual. O montante inicial para o Centro de Eventos Sentinela veio de promoções e venda de imóveis, sem o aporte de recursos públicos ou financiamentos. Na sequência, para dar continuidade à proposta de estruturação de um parque de lazer, a patronagem conta com estratégias como a ampliação do quadro de associados, a constituição de parcerias e a entrada de receita a partir dos eventos realizados no local.