Papel ou digital? A diversidade das histórias em quadrinhos nacionais

Papel ou digital? A diversidade das histórias em quadrinhos nacionais

Foto: Nathália Schneider (Arquivo Diário)

Imagens do graphic novel Um Lugar do Caralho de Thiago Krening, projeto financiado em campanha de financiamento coletivo pelo Catarse.

Preto e branco ou colorido, com muitas ou poucas páginas, com ou sem texto, do jeito que for, as histórias em quadrinhos (HQ) são atemporais. E a produção brasileira se destaca desde a primeira publicação no país, em 1869. 

O Dia do Quadrinho Nacional, datado nesta terça-feira (30), exalta as produções realizadas nos vários pontos do Brasil. E se for para falar da relevância, o designer, ilustrador e quadrinista Thiago Krening, destaca a diversidade: 

– O Brasil é um país gigante, com muitas culturas e vivências. Se fosse dizer alguma coisa que classifica nossa produção brasileira é justamente a heterogeneidade, tanto de desenho, do tipo de história. Tem todo o tipo de história que tu imaginas. 


Quadrinista relembra histórias da Boate do DCE em HQ

Krening tem proximidade com Santa Maria. Vivenciou a cidade, e escolheu falar sobre interações que lembram a movimentada vida universitária a partir da  antiga Boate do DCE. A HQ “Um Lugar do Caralho” foi lançada em maio de 2022, pela editora Hipotética. Ela conta alguns momentos dos estudantes universitários Mica, Carlo, Daniel e Lia no início dos anos 2000 nas festas da Boate. Você encontra o livro acessando aqui. 


O digital como porta de entrada e conexão 

Nos últimos tempos, é fácil encontrar histórias em quadrinhos no universo online, ainda que muitos preferem ler no tradicional papel impresso. 

Thiago já fez os dois caminhos: produziu livros por meio de financiamento coletivo e, nos últimos tempos, aposta em publicações no digital para que sua produção chegue em novos lugares – como é o caso da Edifício Celeste. 

– Neste projeto, publico tiras da Ed. Celeste nas redes sociais, uso uma plataforma. Já são 250 tirinhas, em um ano e meio. Já fechou, podemos dizer, uma primeira edição. Estou me organizando para fazer um financiamento coletivo e ter uma edição impressa. Esta produção no digital funciona como uma produção de conteúdo nas redes sociais, nos ajuda a ser mais conhecido – detalha o quadrinista Thiago Krening. 

Uma tira do Ed. Celeste, de Thiago Krening. Foto: Reprodução da obra

Acesse o quadrinho Edifício Celeste pela plataforma aqui. É possível acessar via aplicativo também. 

Novas leituras 

O Dia do Quadrinho Nacional é um convite para acessar novas leituras, autores e autores e assuntos. Veja algumas indicações: 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Bibiana Pinheiro

POR

Bibiana Pinheiro

bibiana.pinheiro@diariosm.com.br

Ana Castela, Belo, Armandinho e mais; veja shows confirmados em Santa Maria nos próximos meses Anterior

Ana Castela, Belo, Armandinho e mais; veja shows confirmados em Santa Maria nos próximos meses

Saiba quem são as candidatas do concurso Rainha do Carnaval 2024 de Santa Maria Próximo

Saiba quem são as candidatas do concurso Rainha do Carnaval 2024 de Santa Maria

Cultura