Foto: Nathália Schneider (Arquivo Diário)
Imagens do graphic novel Um Lugar do Caralho de Thiago Krening, projeto financiado em campanha de financiamento coletivo pelo Catarse.
Preto e branco ou colorido, com muitas ou poucas páginas, com ou sem texto, do jeito que for, as histórias em quadrinhos (HQ) são atemporais. E a produção brasileira se destaca desde a primeira publicação no país, em 1869.
O Dia do Quadrinho Nacional, datado nesta terça-feira (30), exalta as produções realizadas nos vários pontos do Brasil. E se for para falar da relevância, o designer, ilustrador e quadrinista Thiago Krening, destaca a diversidade:
– O Brasil é um país gigante, com muitas culturas e vivências. Se fosse dizer alguma coisa que classifica nossa produção brasileira é justamente a heterogeneidade, tanto de desenho, do tipo de história. Tem todo o tipo de história que tu imaginas.
Quadrinista relembra histórias da Boate do DCE em HQ
Krening tem proximidade com Santa Maria. Vivenciou a cidade, e escolheu falar sobre interações que lembram a movimentada vida universitária a partir da antiga Boate do DCE. A HQ “Um Lugar do Caralho” foi lançada em maio de 2022, pela editora Hipotética. Ela conta alguns momentos dos estudantes universitários Mica, Carlo, Daniel e Lia no início dos anos 2000 nas festas da Boate. Você encontra o livro acessando aqui.
O digital como porta de entrada e conexão
Nos últimos tempos, é fácil encontrar histórias em quadrinhos no universo online, ainda que muitos preferem ler no tradicional papel impresso.
Thiago já fez os dois caminhos: produziu livros por meio de financiamento coletivo e, nos últimos tempos, aposta em publicações no digital para que sua produção chegue em novos lugares – como é o caso da Edifício Celeste.
– Neste projeto, publico tiras da Ed. Celeste nas redes sociais, uso uma plataforma. Já são 250 tirinhas, em um ano e meio. Já fechou, podemos dizer, uma primeira edição. Estou me organizando para fazer um financiamento coletivo e ter uma edição impressa. Esta produção no digital funciona como uma produção de conteúdo nas redes sociais, nos ajuda a ser mais conhecido – detalha o quadrinista Thiago Krening.
Acesse o quadrinho Edifício Celeste pela plataforma aqui. É possível acessar via aplicativo também.
Novas leituras
O Dia do Quadrinho Nacional é um convite para acessar novas leituras, autores e autores e assuntos. Veja algumas indicações:
- Norte em Quadrinhos, coletivo de quadrinistas do norte do Brasil – acesse aqui
- Obras de Fred Rubim, Quadrinista dos NerdCastRPGs, Ghanor e Cthulhu, de Santa Maria – acesse aqui
- Conheça os indicados ao Troféu Angelo Agostini, prêmio importante de quadrinhos do Brasil e que divulga, nesta terça-feira (30), os vencedores da última edição – Conheça os indicados aqui
- Em Porto Alegre, há a gibiteca da Biblioteca Pública do Rio Grande do Sul, vale a visita – rua Riachuelo, 1190, no Centro Histórico de Porto Alegre/RS/Brasil