Cuias de porongo, madeira ou aço, com ou sem açúcar, “topetudo” ou tradicional: confira dicas e os diferentes tipos de chimarrão

Tayline Manganeli

Cuias de porongo, madeira ou aço, com ou sem açúcar, “topetudo” ou tradicional: confira dicas e os diferentes tipos de chimarrão

Beto Albert (Diário)

A melhor dica, segundo o coordenador da 13ª Região Tradicionalista, Luiz Marcos Pozzobon Júnior, é compartilhar o chimarrão!

-Eu tomo chimarrão desde meus quatro anos. Era um costume da minha avó. Os antigos faziam chá de mate, para quem não gostava do café preto, logo de manhã. Eu peguei o costume. Hoje tomo chimarrão de manhã cedo, ao entardecer e até antes do almoço (...) Eu tenho um casal de gêmeos, com dois anos, e eles também tomam junto comigo e minha esposa. É um costume que vai de geração a geração - afirma o coordenador. 


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Mas o chimarrão gaúcho pode ser feito de várias formas. Os mais tradicionais preferem cuia de porongo, outros optam pelas de madeira, e há quem também goste das de aço inox. A variedade de ervas comercializadas também divergem opiniões. Com açúcar ou sem, moída grossa ou fina, com chás ou pura. A forma mais tradicional de preparar o mate é: 

  • Colocar erva-mate na cuia até atingir ⅔ da capacidade;
  • Inclinar a cuia e com o auxílio da bomba, fazer o “topete”;
  • Adicionar água quente
  • Inserir a bomba - tapando o bocal com o dedo polegar para não entupir o mate;


Para o chimarrão ficar espumoso, a dica é ficar atento à temperatura da água. Esta não deve ser muito quente nem morna demais. Pesquisas indicam que o ideal é 75ºC. Mas se você não quiser usar um termômetro, pode se basear pelo som! Quando a chaleira chiar, a água está pronta. O primeiro mate pode ser feito com água ainda mais fria que isso, para evitar queimar a erva. Fazendo isso, se garante o sabor da erva por mais tempo. 



Leia mais:







Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Espetáculo santa-mariense estreia em maio no Espaço Cultural Victorio Faccin Anterior

Espetáculo santa-mariense estreia em maio no Espaço Cultural Victorio Faccin

Dia do Chimarrão: benefícios à saúde, hospitalidade e tradição Próximo

Dia do Chimarrão: benefícios à saúde, hospitalidade e tradição

Cultura