Santa Maria

VÍDEO: para prestar socorro a paciente, Samu precisa passar por minipinguela

A equipe do Samu de Santa Maria precisou muito mais que profissionalismo para atender uma ocorrência, na tarde da última quinta-feira, em Santa Maria. Acostumados a trabalhar com situações-limite, os socorristas tiveram de cruzar por uma minipinguela - com menos de 50 centímetros de largura - sobre um rio para transportar o paciente de sua casa, no final da Rua Augusto Ribas, na Vila Schirmer, no bairro João Goulart, até a ambulância.

A cena inusitada foi gravada por uma pessoa que assistiu a tudo e foi parar no Facebook. O paciente havia caído de um telhado e precisou ser imobilizado em uma maca para a travessia. Ele foi encaminhado para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), que não se encontra mais na UPA. . 


Até a tarde desta segunda-feira, a publicação tinha mais de 1,2 mil compartilhamentos, e o vídeo foi assistido mais de 58 mil vezes. Os comentários, em geral, parabenizam a equipe do Samu e criticam a infraestrutura do local. 

O QUE DIZ A PREFEITURA
Questionada sobre a infraestrutura do loca, a prefeitura de Santa Maria emitiu uma nota oficial: 
"De acordo com a coordenação administrativa do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o atendimento no local foi realizado sem maiores dificuldades, com o auxílio de duas ambulâncias, pois uma deu suporte a outra. A coordenação afirma que o resgate no local seria realizado com a pinguela ou sem ela, visto que os profissionais do Samu são habilitados e recebem treinamento para realizar os atendimentos. 
Sobre a pinguela, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos informa que não é possível realizar a construção de uma ponte no local, visto que se trata de uma área de preservação permanente, que está ocupada irregularmente pelos moradores". 

O QUE DIZ O SAMU 
Desde a última sexta-feira, o Diário tenta ouvir um representante do Samu sobre o caso. Nesta segunda-feira, o administrador do serviço, Instituto Masper, ficou de retornar ao jornal com um posicionamento. Até as 17h30min, o Diário não tinha recebido nenhum retorno. 

VEREADOR PEDE PROVIDÊNCIAS  
No dia 8 de novembro, o vereador Juliano Soares, o Juba (PSDB) pede à prefeitura, providências quanto a pinguela. O vereador conta que o pedido foi motivado depois de ele ser procurado por moradores daquele local. Segundo o documento, cerca de 5 famílias vivem no local e utilizam a pinguela. Juba explicou que ainda não teve retorno da prefeitura, que tem até 30 dias para responder ao pedido. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: fumaça em chaminé de restaurante assusta moradores no Centro Anterior

VÍDEO: fumaça em chaminé de restaurante assusta moradores no Centro

VÍDEO: Amigos e familiares prestam as últimas homenagens a Lorenzo Próximo

VÍDEO: Amigos e familiares prestam as últimas homenagens a Lorenzo

Vídeos