pouca chuva

VÍDEO: com abril mais seco em 30 anos, barragens ficam abaixo do nível

Segunda quinzena de maio deverá ter chuvas mais regulares, segundo meteorologista

18.357
Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)


Foto: Pedro Piegas (Diário)

A pouca chuva dos meses de fevereiro, março e abril já é refletida no nível de rios e barragens de Santa Maria, que estão bem abaixo do normal. O cenário começou em fevereiro, quando o índice de precipitações ficou 41% abaixo da média história, e se acentuou em abril, quando foram registrados apenas 14,2 milímetros de chuva em todo o mês - foi o abril mais seco dos últimos 30 anos na cidade.


Santa Maria é abastecida por três barragens. A maior delas, a Rodolfo Costa e Silva - localizada em Val de Serra, interior de Júlio de Castilhos -, que tem 28,5 metros de altura, está 4,5 metros abaixo do nível. Já a barragem do DNOS está dois metros abaixo do normal, que é 11,8 metros. Por lá, há animais pastando na grama, em áreas que antes ficavam cobertas de água. O trapiche, que costuma ser usado pelos canoístas como acesso até a barragem, também está no seco. 

Prefeitura garante pagamento do funcionalismo em dia até o final do ano

O superintendente da Corsan, no entanto, garante que não deve faltar água no município, nem deve haver racionamento, por enquanto.

- A estiagem já preocupa, mas o abastecimento está dentro da normalidade. Temos um nível de segurança bem tranquilo para abastecimento. Há anos, mesmo com secas severas, não se fala em racionamento ou falta de água no nosso município. O nosso apelo é sempre para que as pessoas façam consumo consciente de água - alerta Epstein.

Mesmo que chova em breve, a recuperação de rios e reservatórios de água vai demorar alguns meses. Para uma normalização no nível, são necessárias chuvas bem distribuídas e regulares. Durante todo 2020 também já houve deficit - choveu cerca de 67% do que era esperado para o ano. 


Foto: Pedro Piegas (Diário)

CHUVA NO FINAL DO MÊS
Até a metade de maio, a chuva também está abaixo do esperado. De acordo com o meteorologista Gustavo Verardo, da Baroclima, há previsão de mais  acumulados até o final do mês, mas somente após o dia 22.

- A chuva ficou abaixo da média, sobretudo em abril, por conta da atuação de sistemas de alta pressão atmosférica, que impedem a ocorrência de chuva, mantendo o tempo mais seco. Agora, em maio, a chuva tende a ser mais regular na segunda quinzena, trazendo um alivio ao déficit de chuva - explica Verardo.

Ainda assim, maio também poderá encerrar abaixo da média. Veja, abaixo, os acumulados de chuva por mês até agora: 


Fonte: Inmet
Os dados referentes a maio são até o dia 14


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190