
A União Universitária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é responsável por abrigar temporariamente os alunos que aguardam por uma vaga de moradia na Casa do Estudante Universitário (CEU). A partir deste semestre, iniciado em abril na UFSM, a forma de ingresso passou a ser feita através de edital em que foram disponibilizadas 160 vagas. O resultado foi divulgado na última semana, em que 357 alunos foram selecionados e serão chamados para ocupar as vagas de forma escalonada.
Estado recorre e Justiça dá prazo de mais 30 dias para oferecer o transporte de escolas rurais
Esta nova forma permite uma melhor organização quanto à fila de espera para entrar na Casa do Estudante, que ocorria por ordem de chegada e de forma improvisada, sem previsão de saída do estudante para a vaga permanente. Conforme explica a pró-reitora adjunta da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), Angélica Iensen, o edital foi elaborado justamente para que os estudantes fiquem de forma temporária, com uma maior garantia disponibilidade de vagas na CEU, facilitando o rodízio de novas chamadas para a União:
— No momento, foi estabelecido por meio do edital um procedimento de entrada na casa do estudante que prevê a ocupação da União não mais de forma improvisada que tinha por critério ordem de chegada.
Em janeiro, o espaço passou por uma reforma para adequação às normas do plano de prevenção e proteção contra incêndios (PPCI). Por conta disto, para garantir segurança dos moradores, houve a diminuição do número total de vagas na União, que passou de 200 para 160 vagas. Entre as melhorias, está a redivisão do espaço dos dormitórios, que passou de 3 para 8 cômodos. Também foram reformados a rede elétrica, o telhado, a cozinha coletiva e os banheiros masculino e feminino do espaço.

Leia mais notícias sobre Educação
ESTADIA
Por ter caráter temporário, o prazo para estadia na União Universitária é de 10 dias para os estudantes, ou até o deferimento do Benefício Socio-Econômico (BSE). Para ter o benefício, é preciso ser aluno regular de cursos presenciais da UFSM e estar em situação de vulnerabilidade social. Ainda, o estudante deve comprovar a renda mensal bruta da família, que deve se encaixar em até 1,5 salário mínimo por pessoa. Além da moradia estudantil, o BSE garante bolsa alimentação no Restaurante Universitário (RU), bolsa transporte, auxílio para compra de materiais pedagógicos e atendimento odontológico.
Desta nova forma de organização, conforme os passos descritos no edital, o estudante selecionado poderá se alojar provisoriamente na União enquanto consulta as vagas disponíveis em apartamentos da CEU. Segundo a Prae, haverá acompanhamento e orientações até que os estudantes regularizem a ocupação da vaga.
Eduarda Costa, [email protected]