
Nos próximos dias, Santa Maria deve registrar queda na temperatura devido à uma massa de ar frio de origem polar que avança em todo o Rio Grande do Sul. Na cidade, as mínimas podem chegar aos 6°C no início da próxima semana.
Já nesta sexta-feira, os termomêtros registraram 7,8°C em Camobi e 8,1°C no Bairro Perpétuo Socorro. Na Região Central, a manhã também foi gelada em São Martinho da Serra, com 5ºC. No sábado, um sistema de baixa pressão no Estado provoca chuva fraca e isolada. Neste dia, a umidade e o nevoeiro devem predominar. No domingo, a condição de chuva diminui.
A partir de segunda-feira, o frio intenso deve fazer parte da rotina da comunidade, que viverá temperaturas típicas de inverno. De acordo com o meteorologista, Gustavo Verardo, da BaroClima Meteorologia, a baixa sensação térmica e a queda nas máximas neste período ocorrem em função de um ciclone próximo ao litoral do Rio Grande do Sul. O fenômeno favorece maior nebulosidade e intensidade dos ventos oeste e sudoeste. Na terça-feira, as chuvas voltam a aparecer, mas com baixos acumulados.
– Vamos ter uma forte incursão de uma massa polar que vai avançar por grande parte do Brasil. Destaco que essa massa de ar frio é uma das mais intensas dos últimos anos para o mês de maio – explica Verardo.
Até o momento, devido a presença da nebulosidade, não há previsão de geada para Santa Maria, podendo ocorrer apenas em Rosário do Sul e São Gabriel. Apesar das temperaturas caírem, a neve também não deve aparecer na cidade.
De acordo com Verardo, a última vez que Santa Maria quase presenciou o fenômeno foi em julho de 2021, quando foi registrado uma precipitação invernal (estágio anterior à neve granular). O meteorologista acredita que o mais concreto para acontecer na Região Central, nos próximos dias, é uma chuva congelada, em municípios como Caçapava do Sul, Itaara e Júlio de Castilhos.
Confira as mínimas e máximas dos próximos dias
- Sábado: 14°C e 17°C
- Domingo: 12°C e 17°C
- Segunda-feira: 6°C e 15°C
- Terça-feira: 8°C e 12°C
- Quarta-feira: 8°C e 15°C
- Quinta-feira: 7°C e 16°C
- Sexta-feira: 7°C e 17°C
ESTADO
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), com a chegada da massa de ar frio no domingo, a tendência é de formação de geada em várias regiões do Rio Grande do Sul. Também há uma pequena possibilidade de ocorrência de neve na serra gaúcha, entre a noite do dia 16 e a madrugada de 17 de maio.
ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE NEVE E CHUVA CONGELADA
A chuva congelada ocorre quando a neve que cai da nuvem passa por uma camada de ar mais quente, com temperatura acima de 0°C, mas depois volta a encontrar uma camada de ar frio, e recongela antes de chegar ao chão, formando os pequenos aglomerados de gelo que caem no chão.
Já a neve é formada por um aglomerado de cristais de gelo que se desenvolvem dentro de uma nuvem. Estes flocos chegam ao solo no mesmo estado. A neve recém caída das nuvens é muito branca, mas com o passar das horas, vai virando um aglomerado de gelo no solo e aos poucos derrete.