
Superlotado, o Pronto-Socorro do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) segue com atendimento restrito e focado apenas em demanda referenciada. Na tarde desta terça-feira, 45 pacientes ainda permaneciam na unidade: 37 estavam internados e oito na Sala de Emergência. O Pronto-Socorro tem capacidade para 29 leitos. Conforme a instituição, não há previsão de normalização do serviço.
Leia também
- Grávida em trabalho de parto vai a dois hospitais, é liberada e tem bebê em casa
- Primeiras vacinas contra varíola dos macacos devem chegar em setembro no Brasil
- Confira o calendário de vacinação contra a Covid-19 para os próximos dias em Santa Maria
Restrição
A medida se mantem vigente desde o dia 26 de julho, quando a superlotação foi constatada. Na época, 58 pacientes estavam internados no Pronto-Socorro. É a 16ª vez que a instituição sofre com a situação, tendo que suspender atendimentos principalmente referentes a demanda espontânea.
Na última sexta-feira, uma nota foi divulgada pelo hospital, 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e a Secretaria Municipal de Saúde. No documento, fica determinado que o Pronto-Socorro do Husm irá atender somente pacientes encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), pela Sistema de Regulação de Internações hospitalares do Estado, o Gerint e pela Central de Regulação do Estado a partir do Vaga zero.
Pacientes não referenciados pelos serviços acima devem procurem os pronto-atendimentos (PAs) ou as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
Arianne Lima – [email protected]