Arianne Lima – [email protected]

Na tarde desta quinta-feira, a prefeitura de Santa Maria, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, promoveu uma estratégia de fumacê em 26 pontos do Bairro Tancredo Neves. A ação, em parceira com a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), visou pulverizar o inseticida Cielo ULV em áreas nas quais foram registradas a presença de focos do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.
Conforme o agente da Superintendência de Vigilância em Saúde, Guilherme Verardo, as ações devem ocorrer em bairros que apresentam casos confirmados ou de suspeita de dengue.
–Devido as novas notificações dessas últimas semanas terem vindo daqui, do Bairro Tancredo Neves.
No contexto atual, Santa Maria contabiliza 32 confirmados e 245 casos suspeitos de dengue. Na sexta-feira, um novo boletim epidemiológico deve ser divulgado pela Superintendência de Vigilância em Saúde.
Mortes por dengue este ano no Rio Grande do Sul chegam a 26
AÇÃO
A iniciativa contou com uma caminhonete da 4ª CRS equipada com fumacê, que percorreu os 26 pontos em 1h30min. A pulverização de uma dosagem ultrabaixa do inseticida teve como objetivo matar os mosquitos transmissores adultos e que voam.
A dona de casa Maria Odete Ferreira Pereira, 62, acompanhou a movimentação do veiculo na Rua Ernani Carvalho de Souza. Moradora a mais de 30 anos do Bairro Tancredo Neves, ela avalia a ação:
–É muito importante, porque esse mosquito não é brincadeira. Ele mata. Então, é muito perigoso, ainda mais para a gente que tem criança –explica ela, abraçando o neto, Henrique Xavier, de apenas 5 anos.
Um novo fumacê deve ser realizado na semana que vem em outros bairros da Região Oeste, que até o momento, são os que apresentam os mais altos índices de casos confirmados ou em investigação no município.
