Na noite desta quinta-feira (26), uma idosa, de 82 anos, faleceu no Distrito de Santo Antão. A família havia realizado um chamado para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), porém, não pode receber o atendimento porque o veículo da unidade não conseguiu chegar até a residência da idosa em função das condições da Estrada Campestre do Divino.
Segundo relato do coordenador administrativo do Samu em Santa Maria, Nilvo da Rosa, devido a impossibilidade em cruzar a ponte da localidade um morador se ofereceu para ir até a casa da idosa e avisar a família que a ambulância estava parada e trazerem a paciente até a ambulância. Posteriormente, segundo Rosa, um familiar informou que a idosa havia morrido.
Samu completa 11 anos de atendimentos em Santa Maria
Nessa situação, o serviço auxiliar da secretaria de Saúde foi acionado pra realizar a declaração de óbito uma vez que de ambulância não tinha como chegar ao local. De acordo com o secretário de Saúde, Guilherme Ribas, este é o procedimento comum nestas situações. Dependendo do caso, a Polícia Civil também pode responder quando é necessário perícia.
Na noite de quinta-feira, Ribas acompanhou a médica até o local, onde foi atestado o óbito por causas naturais. O secretário relata que a idosa, que estava acamada e debilitada, já realizava atendimento na Estratégia Saúde da Família do Distrito de Santo Antão há pelo menos dois anos.
PROBLEMA NA VIA É RECORRENTE
A demanda pela estrutura adequada na Estrada Campestre do Divino não é nova. Há mais de dez anos, moradores de Santo Antão reclamam sobre a ponte.
De acordo com a prefeitura, em função das obras realizadas na rodovia, muitos veículos de carga estão transitando pela estrada. O movimento intenso tem causado abalo na estrutura de uma ponte do distrito. As secretarias de Desenvolvimento Rural e de Infraestrutura e Serviços Públicos identificaram o problema, e a recuperação da estrutura já está no cronograma de serviços.
No entanto, a prefeitura reforça que nenhuma localidade está ilhada, e que existem outros dois acessos à localidade onde a família da idosa em questão reside, e que estão em boas condições.
Nos últimos três anos, a Estrada do Divino recebeu serviços de manutenção e recuperação.
Leia todas as notícias