combate ao coronavírus

Força-tarefa sairá às ruas em São Gabriel para acabar com aglomerações

18.398

Foto: Prefeitura de São Gabriel (Divulgação)

A população de São Gabriel aproveitou o calor dos últimos dias para sair de casa e ficar nas ruas e praças. Entretanto, o comportamento não foi visto com bons olhos pelo poder público. A A partir do fim da tarde desta sexta-feira, uma força-tarefa da prefeitura, Brigada Militar (BM) e Polícia Civil (PC) percorrerá a cidade em um trabalho de orientação sobre as medidas de prevenção ao coronavírus. A ação ocorrerá durante a tarde e a noite e se estende até domingo.  

Trabalhadores do setor da educação comemoram aprovação do Fundeb

De acordo com o secretário de Segurança e Cidadania da cidade, Antônio Vitor Vieira Teixeira, a equipe do Executivo que vai às ruas para conversar com as pessoas conta cerca de 15 pessoas. A iniciativa tem ainda oito policiais civis e mais uma viatura e o efetivo de patrulha diária da BM.

- Desde abril, trabalhamos na fiscalização dos decretos municipal e estadual. Porém, nos últimos dias, por conta da melhora no tempo, o pessoal foi mais para a rua. Nos reunimos para pensar uma forma de conscientizar a população - explica o secretário.

Vitor aponta que as aglomerações são registradas principalmente nas praças, postos de combustível e bares. Ele garante que toda a cidade será percorrida nos três dias. A intenção da prefeitura é ter o apoio do Conselho Tutelar para a fiscalização, porque a presença de menores de idade em via pública também é um dos fatos que chama a atenção.

Jovem precisa de ajuda para custear tratamento após perder parte do rosto

PUNIÇÃO

No primeiro fim de semana da força-tarefa, a intenção, conforme o secretário, é trabalhar apenas na orientação. Entretanto, punições legais não estão descartadas, caso seja necessário.

- Vamos abordar as pessoas e pedir que usem máscara e mantenham o distanciamento correto. Não vamos mandar ninguém para casa - acrescenta Vitor.

O delegado da PC de São Gabriel, José Soares Bastos, afirma que os policiais irão investigar quem violar os decretos. Quem for pego em aglomerações, pode responder ao crime de violação de medida sanitária preventiva, previsto no Artigo 268 do Código Penal. Bastos diz que os cidadãos podem, inclusive, serem conduzidos para a delegacia para interrogatório. Caso os infratores sejam condenados, após investigação, a pena pode chegar a um ano de prisão.

De acordo com informações da assessoria de imprensa da prefeitura, a medida foi tomada "após o prefeito admitir que dificilmente a região da fronteira-oeste terá argumentos para reverter uma possível bandeira vermelha".

Há a possibilidade de a força-tarefa voltar a acontecer em outros finais de semana.

*Colaborou Rafael Favero

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Campanha pede celulares para estudantes em vulnerabilidade social em São Gabriel

Próximo

São Gabriel receberá três novos respiradores

são gabriel