mais médicos

Em Faxinal do Soturno, as duas vagas previstas no edital foram preenchidas e os profissionais já começaram a atender na segunda-feira. Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, os médicos cubanos haviam encerrado suas atividades na sexta-feira, portanto, não houve prejuízo ao atendimento de saúde no município. 

Em Cruz Alta, nenhuma das três vagas abertas foi preenchida. De acordo com informações da secretária de Saúde, Débora Espina, no sistema consta que três profissionais demonstraram interesse nas vagas, mas nenhum entrou em contato com a prefeitura. Conforme Débora, por enquanto, os outros médicos da atenção básica estão se revezando para ajudar nas unidades sem atendimento, porém, as consultas foram reduzidas, o que está sobrecarregando a Unidade de Pronto-Atendimento e o Pronto-Atendimento do Hospital São Vicente de Paulo, que também enfrenta crise. A secretária afirma que não serão feitos contratos emergenciais para o município não correr o risco de perder as vagas do edital. 

Em, São Gabriel, que estava com 13 vagas abertas, apenas um se apresentou para trabalhar. Conforme o secretário de Saúde, Ricardo Coirolo, do total, quatro já oficializaram o desinteresse em assumi-las. Ainda segundo Coirolo, as unidades básicas de saúde do município operem com 50% da capacidade no perímetro urbano. No interior, não há atendimento. Dos 13 médicos cubanos que deixaram a cidade, 12 atuavam no perímetro urbano e um no interior.

Em Quevedos, a vaga já foi preenchida e o profissional deve começar a trabalhar nesta sexta-feira. Conforme a secretária de Saúde, Ângela Luz, o médico se apresentou e só não começou a trabalhar pois a moradia ainda não está disponível. 

Em Caçapava do Sul, havia três vagas em aberto. Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, dois profissionais devem chegar ainda nesta semana ao município. Um deles vem de Minas Gerais e, o outro, de Santa Maria. A previsão é de que eles comecem a atender a população na próxima semana. Um terceiro manifestou interesse esta semana, mas está analisando a situação.

Em São Pedro do Sul, dos cinco médicos que atendem nas unidades, um era cubano . Conforme a secretária de Saúde, Maria Cecy Binato, há uma médica interessada em assumir a vaga, que já entrou em contato com a prefeitura e encaminhou a documentação. A secretária acredita que a profissional comece a trabalhar até o dia 14. Para não prejudicar os atendimentos, foi feito um contrato emergencial para suprir a ausência do cubano.

Em Nova Palma, as três vagas que estavam abertas tiveram profissionais que demonstraram interesse. Segundo informações da secretária de Saúde e Assistência Social, Eleni Cizonia Oliveira Dalla Nora, um dos médicos começou a atender na segunda-feira. Os outros dois profissionais ainda estão em contato com a prefeitura e não definiram se vão ocupar as vagas. A secretária afirma que foram feitos contratos emergenciais para não prejudicar o atendimento de saúde na cidade.

*Dona Francisca, Jaguari, Jari, São Martinho da Serra, Toropi e Unistalda não tinham médicos cubanos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

4 vagas de emprego para esta quarta-feira em Santiago Anterior

4 vagas de emprego para esta quarta-feira em Santiago

8 vagas de emprego para esta terça-feira em Santiago Próximo

8 vagas de emprego para esta terça-feira em Santiago

santiago