Fotos: Marcelo Marques (Gazeta de Caçapava)
Eleitores comentam que estão a mais de 30 horas na fila para fazer o cadastro biométrico em Caçapava do Sul
Os eleitores de Caçapava do Sul se deparam com uma situação complicada na manhã desta terça-feira, em frente ao Cartório Eleitoral do município: uma fila enorme para conseguir atendimento no órgão. De acordo com o calendário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), o prazo para fazer o cadastro biométrico dos eleitores de Caçapava encerra nesta quarta-feira, 14 de março.
A consultora de moda Jaqueline dos Santos Siqueira, 42 anos, conta que chegou à fila às 8h40min de ontem, para guardar um lugar na fila para o marido, que precisa fazer o cadastro biométrico. Ela conta que por causa do horário de trabalho dele, não conseguiu ir antes até o cartório, então, eles montaram este plano de revezamento na fila, para que ele consiga colocar a situação em dia.
Ariane Severo será a patrona da 28ª Feira do Livro de Caçapava do Sul
O problema, segundo Jaqueline, é que centenas de pessoas passaram a noite na fila e quando o cartório foi aberto, na manhã desta terça-feira, o atendimento começou por prioritários (gestantes, idosos e deficientes). Ela questiona porque não há um guichê específico para o atendimento dos prioritários, enquanto os outros atendem as pessoas da fila.
O chefe do Cartório Eleitoral de Caçapava do Sul, Fábio Macedo, os eleitores idosos, deficientes e gestantes têm prioridade no atendimento e isto está previsto em lei. Ele explica que as pessoas não precisam se preocupar, porque isso não vai alterar o atendimento.
Macedo reforça que o processo de cadastro biométrico abriu há um ano e foi amplamente divulgado. Porém, até o último levantamento do Cartório, fechado na semana passada, faltavam cerca de 7 mil eleitores de Caçapava para fazer o cadastro.
Combustíveis passam no teste de qualidade em Rosário do Sul
Ele informa que os eleitores que não regularizarem a situação terão o título cancelado e sofrerão todas as restrições cabíveis não possui inscrição eleitoral regular.
_ Além de não poder votar nas próximas eleições, não poderá, por exemplo, tirar passaporte, efetuar matrícula em instituições públicas de ensino, tomar posse em cargos públicos e renovar o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) _ concluiu o chefe do Cartório Eleitoral.
Não há previsão de prorrogar o prazo para o cadastramento biométrico, segundo Macedo. Em Caçapava do Sul, o processo é feito no Cartório Eleitoral, localizado na Rua Silva Jardim, 609. O horário de atendimento é das 10h às 17h. Por lei, tem preferência no atendimento os idosos, gestantes, lactantes e portadores de necessidades especiais.
O cadastramento biométrico consiste na coleta de digitais dos dedos da mão, uma foto _ feita na hora _ e a assinatura digital. É preciso apresentar os seguintes documentos: Carteira de Identidade ou Carteira de Habilitação, comprovante de residência, CPF e Título Eleitoral.
*Com informações da Gazeta de Caçapava