contatos Assine
veja a programação festiva

Itaara, Toropi e Dilermando de Aguiar estão de aniversário nesta segunda

22 Outubro 2018 08:57:00

Os três municípios da Região Central têm programação para comemorar o aniversário

da redação
Foto: Foto: divulgação
Itaara tem 5, 3 habitantes e possui diversos pontos turísticos

Foto: Divulgação
Itaara tem 5, 3 habitantes e possui diversos pontos turísticos

Três municípios da Região Central comemoram aniversário hoje. Itaara e Dilermando de Aguiar festejam 23 anos de emancipação político-administrativa de Santa Maria, dos quais eram distritos até 1995. Já Toropi, que se emancipou de São Pedro do Sul, comemora 22 anos de independência. 

Os três municípios surgiram de movimentos emancipacionistas, em 1995, quando seus moradores optaram pela emancipação. No mesmo ano, em dezembro, uma lei estadual criou os novos municípios. No entanto, Toropi considera sua data de instalação e, ao mesmo tempo a de emancipação, por isso, considera ter um ano a menos que Itaara e Dilermando de Aguiar. Confira as programações de aniversário das três cidades aqui.

Família de refugiados venezuelanos vai trabalhar com turismo rural em Jaguari

ITAARA

Itaara, que ficou conhecida como Terra dos Balneários, na Região Central do Estado, chega aos 23 anos, hoje, como município com uma forte vocação turística. Mesmo tendo sua base econômica na agricultura, com as lavouras de soja e milho, o município também tem empresas na área de extração de pedra, pousadas, um bar temático e os balneários Socepe, Parque Serrano e Novo Pinhal. 

Foi em 1995 que os moradores do então distrito de Santa Maria decidiram pela emancipação, confirmada em um plebiscito realizado em 22 de outubro daquele ano. Em 28 de dezembro de 1995, por lei estadual, foi criado oficialmente o novo município.

Com uma área territorial de 172,4 km2 e uma população de 5,3 mil habitantes, Itaara também se destaca pelas festas religiosas da Igreja Católica. Por conta da presença dos judeus, um dos símbolos de Itaara é o Cemitério Israelita, considerado patrimônio histórico do Estado.

O prefeito Cleo Vieira do Carmo (MDB) confirma a intenção de desenvolver a vocação turística do município, mas também aposta em mudanças na matriz econômica de Itaara, principalmente na área de frutas.

- Temos os balneários, que passam por dificuldades, mas estão se recuperando. Estamos tentando trazer empresas e mudar um pouco o foco para a produção de cítricos - diz o prefeito.

:::: Veja a programação de comemoração do aniversário ::::

O MUNICÍPIO 

  • Ocupa uma área de 172,4 km2 z Tem uma população de 5,3 mil habitantes
  • Sua economia tem base agrícola, com a produção de soja e milho, mas o município também empresas na área de extração de pedra e alguns empreendimentos turísticos
  • Foi habitada por índios da tribo Tapes, por alemães e, depois, por judeus, sendo a primeira colonização judaica do Brasil
  • Ex-distrito de Santa Maria, emancipou-se em 1995, com um plebiscito em 22 de outubro de 1995. Já a lei criando o novo município é de 28 de dezembro de 1995
  • O nome Itaara tem origem indígena e significa altar de pedra ou pedra alta

DILERMANDO DE AGUIAR 

Ocupando uma área territorial de 573 km², Dilermando de Aguiar tem 3,2 mil habitantes. A agricultura e a pecuária são a base econômica, setores responsáveis por 95% da arrecadação municipal, segundo o site da prefeitura. Entre as culturas, destacam-se a produção de soja e arroz, e de bovinos.

O prefeito da cidade, Claiton Ilha (MDB), destaca projetos para melhorar a qualidade de vida da população.

- É acreditando em novos projetos que a nossa equipe vem trabalhando com afinco, superando dificuldades e transpondo obstáculos para promover qualidade de vida para todos os dilarmandenses - diz o prefeito

Ao longo da história, Dilermando foi palco de fatos relevantes, como o Combate da Porteirinha, em 1840, e das revoluções Farroupilha e Federalista. Em 1928, a localidade ganhou sua primeira Igreja Católica.

:::: Veja a programação de comemoração do aniversário ::::

O MUNICÍPIO 

  • Ocupa uma área de 573km² z Tem uma população de 3,2 mil habitantes
  • Sua economia é sustentada pela agricultura e pela pecuária, com destaque para as lavouras de soja e arroz, e a criação de bovinos
  • Foi um importante ramal ferroviário, com a inauguração da Estação Ferroviária em 1890
  • Ex-distrito de Santa Maria, emancipouse em 1995, com um plebiscito em 22 de outubro de 1995. Já a lei criando o novo município é de 28 de dezembro de 1995

TOROPI

Até chegar à condição de independência, a localidade pertenceu a Júlio de Castilhos, Tupanciretã e, por último, a São Pedro do Sul, do qual se emancipou em 1995. Apesar da data de emancipação e da lei ter sido assinada no mesmo ano que Itaara e Dilermando, Toropi considera ter um ano a menos, devido à data de instalação do município.

Com uma área de 203,5 km² e uma população de cerca de 3,2 habitantes, Toropi em sua economia baseada na produção primária. Leite, fumo, soja, arroz e feijão são a base econômica, mas o município também tem uma vocação turística regional, com os balneários Passo do Anjico, Praia Nova e Toropi Mirim.

Segundo a prefeitura, nos períodos de veraneio, o município chega a ter uma população flutuante, que chega a 5 mil pessoas.

:::: Veja a programação de comemoração do aniversário ::::

O MUNICÍPIO

  • Ocupa uma área de 203,5 km²
  • Tem uma população de 3,1 mil habitantes, que aumenta nas épocas de veraneio, chegando a uma população flutuante de até 5 mil pessoas
  • Sua economia está baseada na produção de leite, fumo, soja, arroz e feijão, mas o município também tem vocação turística regional
  • Possui 3 balneários: Passo do Anjico, Praia Nova e Toropi Mirim
  • Ex-distrito de São Pedro do Sul, o último ao qual pertenceu


fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
atendimento@diariosm.com.br
ouvidoria@diariosm.com.br
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190