sala das margaridas

Delegacia de Santiago ganha sala para atender mulheres vítimas de violência

Local foi estruturado com doações da comunidade. O objetivo é criar um espaço acolhedor para as mulheres

18.398
Foto: Foto: Elisandra Batista (Divulgação)


Foto: Elisandra Batista (Divulgação)

Oferecer um atendimento mais acolhedor e humanizado é o objetivo da Sala das Margaridas, um espaço criado na delegacia de Santiago para atender mulheres vítimas de violência doméstica. A inauguração da sala será nesta quinta-feira, às 11h, com a presença da chefe de Polícia do Rio Grande do Sul, Nadine Anflor.

Casal é preso com 250 quilos de carne roubada em São Francisco de Assis

De acordo com a delegada Elisandra Batista, titular da Delegacia de Pronto-Atendimento (DPPA) de Santiago, a Sala das Margaridas foi mobiliada com doações da comunidade. Essa será a primeira sala de acolhimento instalada no interior do Estado. 

- Essa é uma das políticas públicas da Polícia Civil no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, que visa criar um espaço reservado, privativo e acolhedor para atendimento. Muitas vezes as mulheres eram atendidas nos balcões da delegacia, onde chegavam a ter contato com o próprio agressor. O fato de serem atendidas por homens, por mais preparados que eles sejam, também desencorajava as mulheres fragilizadas - relata Elisandra.

Homem morre afogado no interior de Tupanciretã

A delegada explica que, além do atendimento ser realizado por uma policial do sexo feminino, no local será possível fazer o registro da ocorrência policial, oitivas, solicitação de medidas protetivas de urgência, encaminhamentos para perícias, para psicólogos e aos demais serviços da rede de atendimento à mulher do município. 

Em Santiago, não há uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher. Por isso, a sala foi implantada na DPPA (Rua Pinheiro Machado, 2.210), sob responsabilidade da delegada Elisandra. 

No mesmo dia da inauguração da Sala das Margaridas, haverá a cerimônia de posse do delegado Guilherme Milan Antunes como chefe da 21ª Delegacia de Polícia Regional em Santiago, no Salão de Atos da Uri.

*Colaborou Janaína Wille


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190