alternativa

Com ônibus adaptado, alunos de Santiago recebem internet para estudar em casa

Iniciativa pretende beneficiar crianças que não tenham conexão em casa

18.398
Foto: Foto: Prefeitura de Santiago (Divulgação)
Segundo secretária da Educação, Mara Rabelo, o ônibus também carrega notbooks e impressoras

Foto: Prefeitura de Santiago (Divulgação)
Segundo secretária da Educação, Mara Rabelo, o ônibus também carrega notbooks e impressora

Durante o período da pandemia de coronavírus, a Secretaria de Educação de Santiago tem enviado os materiais de aula para os alunos da rede municipal por meio da internet, usando email, WhatsApp e Facebook. No entanto, como o distanciamento se prolongou, tornou-se necessário viabilizar uma maneira para que as crianças que não possuem acesso à internet ou têm uma conexão deficitária também pudessem também ser atendidas.

Esse é o caso de Rafaela Bassin, 5 anos, aluna da Escola Sebastião Colpo. A mãe dela, Aline Frigo, 34 anos, comenta que a família só tem acesso à internet por meio de dados móveis, que são limitados.

Foi pensando nessas crianças que a prefeitura resolveu criar o NetBus, um ônibus capaz de rotear internet para levar aos bairros. O veículo carrega, ainda, dois notebooks e uma impressora para os estudantes terem o conteúdo de aula em mãos.

 O cronograma de visitação é pré-estabelecido pela pelo Executivo. A comunidade das 22 escolas, que abrangem o Ensino Fundamental e a Educação Infantil do município está incluída na ação. O ônibus começou a circular na última quarta-feira.

- O ônibus vai até o bairro, estaciona perto da escola e roteia a internet em até 90 metros. Divulgamos o cronograma pelas rádios, grupos de WhatsApp das escolas e pelo portal da prefeitura - explica a secretária de Educação, Mara Elizete Rabelo.

Leia outras notícias de Santiago

RESULTADO
Segundo Aline, a ação ajudará muito no ensino da filha. Em um primeiro teste, ela e Rafaela foram ao local onde estava o veículo, receberam materiais e puderam testar o acesso.

- Na prefeitura, Rafaela recebeu materiais impressos para os trabalhos da semana e acessou à internet. Foi muito legal- diz a mãe.

Ainda de acordo com Mara, cada ponto estabelecido no cronograma recebe o NetBus, uma vez por semana, durante o período de cerca de 2 horas e meia. O ônibus já pertencia à Secretaria de Educação e foi equipado por meio de um trabalho do Centro de Processamento de Dados da Prefeitura (CPD).

*Colaboraram Rafael Favero e Wederlei Pires


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190